O valor de criptomoedas criminosas, graves, disparadas no primeiro semestre de 2025, impulsionado por um ataque cibernético em grande escala e uma onda de agressão física contra ativos digitais e suas famílias.
Até o momento, US $ 2,17 bilhões foram roubados de criptos com exceção de US $ 1,87 bilhão registrados ao longo de 2024–e esse número deve atingir US $ 4 bilhões até o final de 2025, de acordo com um relatório publicado na quinta-feira (18) pela Blockchain Charelinalysis Analysis Company.
No total, a soma de criptografia dividida em plataformas e indivíduos já excede US $ 2,8 bilhões e se aproxima de US $ 3,4 bilhões roubados no ano passado.
A maior parte do valor desviado veio do ataque de hacker realizado em fevereiro ao bybit baseado em Dubai, quando os hackers da Coréia do Norte levaram US $ 1,5 bilhão – consideraram o maior roubo de criptografia da história.
Mas o aumento do número de crimes também foi impulsionado por ataques a carteiras digitais individuais. De acordo com a Chailaloseis, mais de 23% dos roubos visavam essas carteiras, com criminosos recorrendo cada vez mais à violência física e coerção para acessar os fundos.
Casos violentos na alta
Em janeiro, David Balland, co -fundador da Crypto Ledger Portfolio Company, foi sequestrado com sua esposa em sua casa no centro da França. Antes de serem lançados, os sequestradores amputaram um dos dedos de Balland e enviaram um vídeo para seu parceiro Eric Larcheveque, exigindo resgate.
Em outro caso, em maio, o pai de um empresário de criptomoeda foi sequestrado à luz do dia por quatro homens encapuzados. Os criminosos pediram um resgate de vários milhões de euros e também cortaram um de seus dedos. A vítima foi resgatada pela polícia dias depois.
Eric Jardine, chefe de pesquisa sobre crimes cibernéticos da Chaisalysis, disse à CNBC que o aumento de roubos relacionados a criptografia está ligado à maior adoção dessas moedas e aprimoramento do mercado.
“Com mais usuários e serviços no ecossistema de criptografia, os roubos se tornam mais comuns. A apreciação significa que há mais dólares em jogo, mesmo que a quantidade de ativos roubados não varie muito com o tempo”, explicou Jardine por e -mail.
Ele também sugeriu que o crescimento dos ataques a indivíduos pode estar ligado ao fortalecimento do segurança das plataformas de negociação.
“Se os serviços se tornarem mais seguros, agentes maliciosos podem atingir carteiras individuais e trocar um grande ataque por várias vítimas menores”, disse ele.
Astentação em redes atrai criminosos
Com a apreciação de ativos como o Bitcoin, o número de influenciadores exibindo estilos de vida luxuosos nas redes sociais também aumentou. Jardine alertou que, embora as vítimas não sejam culpadas, a exposição pode ser um fator de risco.
“É claro que demonstrações chamativas de riqueza tendem a atrair atenção indesejada em comparação com estilos de vida mais discretos”, concluiu.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo é uma oferta de Crypto.com
Quer ganhar até US $ 30 em Crypto.com?
Resgate meu cupom
Clique aqui e registre -se agora usando o cupom Timesbrasil para ganhar um bônus de até US $ 30 em sua conta.
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.