Os centavos estão secando mais rápido do que os varejistas previram, após a decisão do presidente Donald Trump, no início deste ano, de interromper a produção de centavos. Como consequência directa do anúncio, há uma corrida entre postos de gasolina, cadeias de fast-food e grandes lojas para ajustar os preços e arredondar as transacções em dinheiro – e isto poderá potencialmente consumir os seus lucros.
Grupos de varejo disseram recentemente à Reuters que estão frustrados com a falta de orientação da administração Trump e dos legisladores, forçando-os a arredondar para evitar irritar os clientes e violar as leis em alguns estados – custando às empresas de alto volume uma quantia significativa de dinheiro.
Algumas grandes redes de conveniência já começaram a avisar os clientes.
Quick Trip, uma rede de lojas de conveniência com sede em Oklahoma, implementou uma política de que as transações em dinheiro sejam arredondadas para os cinco centavos mais próximos. Uma transação no valor de US$ 2,09, por exemplo, seria cobrada US$ 2,09 (R$ 11,24) de um cliente que pagasse com cartão, enquanto clientes que pagassem em dinheiro pagariam US$ 2,05 (R$ 11,30).
Até agora, as coisas correram relativamente bem em uma loja QuickTrip em Dallas, Texas.
“As pessoas ficam muito tranquilas se você lhes disser que há falta de centavos porque não é possível ganhar centavos do nada. As pessoas são bastante compreensivas”, disse LaRhonda Darby, gerente assistente da QuickTrip em Dallas.
O Tesouro dos EUA não respondeu a vários pedidos de comentários.
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Vários países, incluindo o Canadá, a Austrália, a Irlanda e a Nova Zelândia, eliminaram as suas moedas de denominação mais baixa, arredondando as transações em numerário para cima ou para baixo para os cinco cêntimos mais próximos, mantendo ao mesmo tempo a precisão dos pagamentos eletrónicos. As medidas reduziram os custos de cunhagem e simplificaram o manuseio de dinheiro para os varejistas.
Nos EUA, a eliminação dos cêntimos exigiria práticas de arredondamento semelhantes nas lojas, ajustes nas caixas registadoras e uma comunicação clara aos consumidores, mas poderia gerar poupanças e ganhos de eficiência comparáveis.
No entanto, vários estados, incluindo a Califórnia, Nova Iorque e Illinois, têm leis de protecção do consumidor que exigem que os retalhistas forneçam o troco exacto nas transacções em numerário, criando incerteza jurídica à medida que as moedas desaparecem de circulação.
Os grupos retalhistas dizem que estas regras tornam difícil ajustar os preços ou arredondar os totais sem correr o risco de multas ou reclamações dos clientes.
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