Na quinta -feira, a Uber anunciou uma parceria para implementar mais de 20.000 robotáxis nos próximos seis anos, à medida que a demanda por carros autônomos atinge um novo nível. Como parte da parceria, a Application Transportation Company está ingressando na Lucid, fabricante de veículos elétricos, e Nuro, um stand -up de veículos autônomos.
Sob o acordo, a Uber investirá US $ 300 milhões em Lucid. Nuro desenvolverá a tecnologia de direção autônoma que a LUCID usará para fornecer robotaxia para a Uber durante todo o acordo, recebendo um investimento de centenas de milhões de dólares.
As empresas planejam lançar a robotaxia em um grande centro urbano dos EUA no próximo ano.
“Estamos empolgados em fazer parceria com Nuro e Lucid neste novo programa de robotaxia, desenvolvido exclusivamente para a plataforma Uber, para trazer com segurança a magia da direção autônoma para mais pessoas em todo o mundo”, disse Dara Khosrowshahi, CEO da Uber, em comunicado.
Oportunidade para Lucid
Em uma entrevista à CNBC, o CEO interino da LUCID, Marc Winterhoff, disse que a parceria representa uma oportunidade para o fabricante de veículos elétricos competir em um mercado “completamente novo” que ainda não havia penetrado.
O Nuro, que tem o apoio do Google e do SoftBank Vision Fund, fornecerá o software “Sistema Autônomo de Nível 4” para veículos. A tecnologia pode conduzir passageiros sob condições normais de tráfego e clima, sem um humano ao volante.
Leia mais:
Baidu da China lançará carros sem motorista no Uber
Uber e Waymo Robotáxis Serviço começa a operar em Atlanta
Parcerias anteriores e tecnologia de nível 4
A parceria com Lucid e Nuro segue a Aliança da Uber com Waymo, apoiada pelo Alphabet. As duas empresas expandiram seus serviços para Atlanta e Austin, Texas, no início deste ano.
Os veículos Waymo também são considerados o nível 4, conforme definido pelos níveis de automação de direção SAE. Atualmente, a Tesla vende carros equipados com sistemas supervisionados de piloto automático e FSD, que se enquadram na categoria de nível 2, exigindo um humano ao volante. A empresa de Elon Musk lançou um teste piloto de Robotaxi em Austin em junho.
Desenvolvimentos e testes futuros
Lucid disse que a autonomia de aproximadamente 724 km de seus veículos de gravidade deve ajudar a reduzir custos e recarregar os tempos, além de melhorar a acessibilidade. Winterhoff mencionou que o programa pode eventualmente incluir os futuros veículos da Lucid que estão atualmente em desenvolvimento.
“Fomos escolhidos devido à nossa liderança na tecnologia de veículos elétricos”, disse ele.
Os testes para o primeiro protótipo do veículo estão em andamento em um circuito fechado nas instalações de Nuro em Las Vegas. Em abril, a startup levantou US $ 106 milhões em uma rodada de financiamento de T. Rowe Price, Fidelity, Tiger Global e Greylock.
O acordo é um “modelo para um programa de robotaxia que é comercialmente viável e globalmente escalável”, disse Nuro em comunicado da CNBC.
–
Onde assistir ao maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.