O CEO da Embraer, Francisco Gomes Neto, disse em entrevista coletiva na terça -feira (15), que ainda é muito cedo para determinar os impactos exatos dessas tarifas para o setor, Mas eles serão “enormes” para a empresa.
Gomes defende uma redução nas tarifas através da negociação como “na Aviação de Aliquot Zero é boa para todos”. A Embraer ainda não mudou de planos, mas espera resolver a situação atual por meio de negociações comerciais, pois a taxa de 50% “torna as exportações difíceis ou inviáveis para qualquer país”. Além disso, se não for possível reduzir as taxas, proporcionará um impacto na empresa e semelhante ao setor pandêmico CoVID-19.
Gomes expressou confiança em um acordo comercial com os EUA por importância da Embraer no mercado dos EUA e no exemplo de negociações comerciais com o Reino Unido. Neles, o setor recebeu uma taxa zero para a compra de aeronaves da Boeing por uma empresa britânica, que gerou sobre US $ 7,7 bilhões. Comparação, Embraer, nos próximos cinco anos, tem o potencial de comprar US $ 21 bilhões Em equipamentos americanos, de acordo com o CEO.
Leia mais
Siga a cobertura real da guerra comercial
Tarifa dos EUA Paralisa Exportações de carne no MS, confirma o secretário Jaime Verruck
“Quando a Embraer exporta um avião com equipamentos americanos, eles fazem contratos de serviço direto com clientes Embraer, gerando milhares de dólares em receita para eles”, explica ele, apontando outra vantagem do comércio com o Brasil.
Tarifas de impacto em Embraer
“Os Estados Unidos são o principal mercado da empresa, é uma parte relevante de nossa receita, nossos produtos vendidos lá”, diz Gomes Neto. Além disso, a Embraer gera quase 3.000 empregos e tem mais de US $ 3 bilhões em ativos dos EUA.
Atualmente, cerca de 45% dos custos de um avião vem de equipamentos americanos, que não estão sujeitos a tarifas, mas o restante será cobrado. Segundo a empresa, o impacto da taxa será próximo de US $ 9 milhões, o que significa R $ 50 milhões por avião. A longo prazo, eles projetam um impacto de US $ 20 bilhões, até 2030.
Entre as alternativas da empresa estaria o aumento da produção nos EUA, o que ainda enfrentaria dificuldades para alto investimento e longo tempo de execução. Nos 10 anos seguintes, a produção de 40 a 45 aeronaves está agendada, o que dificulta os investimentos, pois o valor aumentará com as tarifas, mas o volume de produção permaneceria o mesmo.
“Além disso, podemos ter ordens e reformulação da entrega, isso resultaria em uma revisão do plano de produção da empresa, certamente reduziu os investimentos, a queda de receita, a queda de lucratividade, a geração de dinheiro e, sem dúvida, um possível ajuste nos funcionários”, acrescentou.
__
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings