A ex -presidente Dilma Rousseff, que atualmente administra o novo Banco de Desenvolvimento (NDB, no acrônimo em inglês, também conhecido como Banco Dos Brics), disse no sábado (5) que o banco multilateral já aprovou 122 projetos, totalizando cerca de US $ 40 bilhões.
Segundo Rousseff, o NDB passou por um “problema sério” de liquidez, permanecendo 15 meses sem captação de recursos. “Isso comprometeu muitas coisas, comprometeu nosso desempenho em nossos objetivos, nosso planejamento estratégico de 2022 a 2026, que agora estamos alcançando. Não alcançamos completamente, mas em 2026 acreditamos que cumpriremos”, disse Dilma.
Leia mais:
Haddad defende multilateralismo e ‘regulobalização sustentável’ em uma reunião do BRICS
“O BRICS segue como garantidor de um futuro promissor”, diz Lula in Brics Business Forum
O presidente disse que o NDB retornou ao mercado com uma captura de US $ 1,25 bilhão em março de 2023 e excedeu a marca de US $ 16 bilhões em sua administração. “Desde que cheguei lá, capturamos mais de US $ 16,1 bilhões”, disse ele. “Este ano, nesta metade do ano, já capturamos US $ 3,1 bilhões”.
Para o Brasil, o Conselho de Administração já aprovou 29 projetos, totalizando US $ 7 bilhões. Os desembolsos no Brasil totalizaram US $ 4 bilhões, representando 18% do total do banco, disse Dilma. “E o NDB possui um portfólio de projetos no Brasil no valor de US $ 2,3 bilhões”, acrescentou.
Dessolarização?
Dilma Rousseff também disse que não vê sinais de supostas desbobinidades globais, embora reconheça que os países usaram suas próprias moedas no comércio internacional.
“Não vejo, claramente, qualquer sinal de descalarização”, disse Dilma. “Há países negociando em sua própria moeda. Há muito tempo, há um pagamento de petróleo, por exemplo, com sua própria moeda. Isso não significa que a condição dos ativos, a reserva de valor do dólar esteja comprometida”.
O presidente diz que vê um movimento de diversificação de ativos, mas em busca de segurança. “Quem decide que não é um investidor externo, é o mercado. Quem está fazendo alguns movimentos é o mercado financeiro internacional. E até onde eu sei, o mercado financeiro internacional continua a fazê -lo”, afirmou. Segundo o presidente, o NDB tem a prioridade de permitir financiamento em moedas locais e também deseja avançar na expansão dos países membros do banco multilateral.
Países do banco respeitaram sua respeitada soberania
Dilma Rousseff também afirmou no sábado que o banco multilateral aprovou a adesão da Colômbia e do Uzbequistão. O número de países membros aumentou para 11.
“Ele já havia sido aprovado pelo Conselho de Administração, agora foi aprovado pelo Conselho dos Governadores”, disse Dilma, observando que a entrada da Argélia já estava aprovada.
Dilma deu uma conferência de imprensa aos jornalistas após a 10ª Reunião Anual do Conselho de Governadores do NDB no Rio de Janeiro. Segundo o presidente, a operação do NDB é baseada na igualdade entre os países membros.
“Garantimos que nenhum país domina, que todas as vozes sejam ouvidas”, disse ela, lembrando que nenhum membro tem poder de veto. “Outra questão importante é que esse modelo melhora a parceria entre os países membros, nos leva a não exercer condicionalidade. Não podemos condicionar nosso empréstimo a qualquer ação de um país membro. Somos motivados pela demanda dos países. Podemos ou não gostar dos projetos por razões técnicas, mas não podemos questioná -los por razões políticas. Os países do Banco respeitam sua doação”.
O BRICS expressa as preocupações graves ‘com as tarifas de Trump
Os líderes do BRICS devem criticar no domingo (6), “indiscriminados” sobre tarifas comerciais do presidente dos EUA, Donald Trump, alegando que são ilegais e colocam em risco a economia global.
Essas nações emergentes, que representam cerca de metade da população mundial e 40% do PIB global, estão se unindo a “preocupações sérias” sobre as tarifas de importação dos EUA, de acordo com um rascunho da declaração da Dome Afp -obtale.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings