Elon Musk, ex -presidente dos EUA, Donald Trump, disse no sábado que criou um novo partido político nos Estados Unidos para desafiar o “sistema partidário único do país”, de acordo com o bilionário de tecnologia.
“Quando se trata de falir nosso país com desperdício e corrupção, vivemos em um único sistema partidário, não em uma democracia”, postou o chefe do Space X e Tesla no X, a plataforma de mídia social em que ele possui. “Hoje, o Partido da América é formado para devolver sua liberdade.”
Musk se tornou um crítico impressionante do projeto de orçamento de Trump e já havia dito que os EUA “precisavam de uma alternativa” ao sistema eleitoral dos EUA, que hoje está centrado nos dois principais partidos: democratas e republicanos (este, que pertence a Donald Trump):
Crítica ao sistema partidário
Nas postagens mais recentes, Musk citou uma pesquisa postada em X na sexta-feira (4), dia da independência dos EUA, que perguntou se os entrevistados “querem independência do sistema bipartidário (alguns diriam unipartidários)” que dominaram a política dos EUA cerca de dois séculos atrás. A pesquisa sim ou não recebeu mais de 1,2 milhão de respostas. “Para um fator de 2 a 1, você quer um novo partido político e terá!” Ele postou neste sábado (5).
Musk, uma das pessoas mais ricas de Trump do mundo e o maior doador político nas eleições de 2024, teve uma discordância amarga com o presidente depois de liderar o esforço republicano para reduzir os gastos e cortar empregos federais como chefe do departamento de eficiência do governo.
Rivalidade com a Musk Trump
A rivalidade entre Trump e Musk reacendeu dramaticamente no final do mês passado, quando Trump incentivou os republicanos no Congresso a aprovar rapidamente sua enorme agenda doméstica na forma do projeto “um grande e bonito projeto de lei”.
Musk expressou uma oposição feroz à legislação e atacou incansavelmente seus apoiadores republicanos por apoiar o que ele chamou de “escravidão da dívida”.
Ele rapidamente prometeu lançar um novo partido político para desafiar os legisladores que fizeram campanha promissores a reduzir os gastos federais, apenas para votar a favor do projeto, que, especialistas, adicionará US $ 3,4 trilhões ao déficit dos EUA em uma década.
Depois que Musk critica duramente o projeto de gasto emblemático – que acabou sendo aprovado pelo Congresso e sancionado – Trump ameaçou deportar a tecnologia e remover fundos federais de suas empresas.
“Teremos que dar uma olhada”, disse o presidente dos repórteres quando solicitado considerar que a deportar Musk, nascida na África do Sul e tem cidadania americana desde 2002.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings