O senador de progressistas de Mato Grosso do Sul e ex -ministro da Agricultura, Tereza Cristina, criticou os termos do Plano Safra 2024/2025, anunciado pelo governo federal nesta semana. Segundo ela, o volume de fundos liberados é menor que o do ciclo anterior, enquanto as taxas de juros são pressionadas por elevação seletiva.
“O plano de colheita é mais do mesmo com menos do que no ano passado. Hoje, as projeções que ouvi dizer que são 17% menores que as anteriores”, disse o parlamentar durante uma entrevista com Money Times Brasilde Times Brasil – CNBC exclusivo licenciado.
Segundo o senador, as taxas de juros estipuladas, variando de 8,5% a 14% para a agricultura empresarial, não são ideais e dificultam o acesso ao crédito, especialmente para pequenos e médios produtores. Tereza Cristina explicou que a equalização de juros oferecida pelo governo é limitada às condições do mercado e que o financiamento deve migrar para linhas de crédito gratuitas.
Para o ex -ministro, o cenário é agravado pela ausência de anúncio de seguro rural, que teve recursos este ano e permanece indefinido à próxima safra. Segundo ela, as entidades setoriais solicitaram US $ 4 bilhões, mas o Ministério da Agricultura só deveria falar em setembro. “O produtor precisa de certeza legal quando contrata a colheita. Hoje, o setor está preocupado até que o seguro atual seja pago”, disse ele.
Leia também:
A Sociedade Rural Brasileira considera o Plano 2025/2026 insuficiente para servir o setor
Plano Safra: “Agro paga a conta de irresponsabilidade fiscal do governo”, diz Pedro Lupion
Fávaro diz que não pode “entender” o Selic atual no lançamento do plano de safra 2025/26
Mercado internacional e tarifas
Durante a entrevista, Tereza Cristina também comentou a preocupação com a competitividade do agronegócio brasileiro no mercado externo. O senador apontou o risco dos Estados Unidos, um concorrente direto do Brasil, para estabelecer acordos comerciais com a China, o que poderia afetar as exportações nacionais, especialmente milho e soja.
Ela relatou que o Brasil já tem uma queda nas vendas de milho para a China este ano e que as exportações de soja devem ser monitoradas. Outro ponto de atenção, segundo o senador, é a competição do etanol americano no nordeste do mercado, dependendo das janelas de marketing coincidentes.
Iof e participação política
O senador também criticou a proposta de tributação do governo federal sobre LCAs e LCIs, observando que a medida reduziria os recursos disponíveis para crédito rural e imobiliário. Ela lembrou que os progressistas mantêm uma posição contrária a qualquer aumento de impostos, manifestado em uma carta aprovada pelo banco.
Questionado sobre a permanência do partido no governo, Tereza Cristina defendeu o desembarque da sigla. “Se somos contra o que o governo está encaminhando, então o que continuar com o ministério?” Ele perguntou.
–
Onde assistir ao maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings