O CEO da Amazon, Andy Jassy, afirmou que a rápida adoção da inteligência artificial geral fará com que a empresa, em algum momento, Precisa de menos funcionários para executar tarefas que os computadores poderão executar.
“Como em toda a transformação tecnológica, haverá menos pessoas fazendo parte do trabalho que a tecnologia, de fato, começará a automatizar”, disse Jassy ao apresentador Jim Cramer de CNBCEm uma entrevista na segunda -feira. “Mas outros trabalhos também surgirão.”
Mesmo com a IA eliminando a necessidade de determinadas funções, a Amazon continuará contratando em áreas como inteligência artificial, robótica e outros, segundo Jassy.
No início deste mês, Jassy reconheceu que espera uma redução na equipe da empresa nos próximos anos, À medida que a Amazon adota os agentes generativos de IA e software baseados em inteligência artificial.
Em um memorando enviado aos funcionários, ele disse que será “difícil saber exatamente onde ele parará com o tempo”, mas que o número de funcionários corporativos deve diminuir à medida que a empresa ganha eficiência com o uso da tecnologia.
Essa visão se espalhou por toda a indústria de tecnologia. O CEO da Salesforce, Marc Benioff, disse na semana passada que a IA já realiza 30% a 50% do trabalho na empresa de software.
Leia também:
“Eu ia ficar mais barato”, diz Andy Jassy, CEO da Amazon, em uma carta aos acionistas
A pesquisa esclarece 6 mitos da IA: a inteligência artificial torna os trabalhadores mais valiosos, não menos ‘
O Google libera modelos e avanços mais poderosos da IA na era dos agentes virtuais
Outras empresas, como Shopify e Microsoft, têm incentivado seus funcionários a adotar a tecnologia na vida cotidiana. O CEO da Klarna disse em maio que a Fintech conseguiu reduzir seu número de funcionários em cerca de 40%, em parte devido aos investimentos da IA e à rotatividade natural da equipe.
Jassy disse na segunda -feira que libertará tarefas repetitivas e “tornará todos os nossos trabalhos mais interessantes”, além de permitir que os funcionários criem serviços melhores mais rapidamente do que antes.
A Amazon e outras empresas de tecnologia também têm reduzido suas equipes em etapas nos últimos anos. Desde o início de 2022, a Amazon cortou mais de 27.000 empregos e, nos últimos meses, anunciou cortes menores e mais direcionados em suas divisões e dispositivos de varejo.
As ações da Amazon são estáveis este ano, com menor desempenho que o índice NASDAQ, que acumula 5,5%de alta. As funções da empresa estão cerca de 10% abaixo do recorde registrado em fevereiro, enquanto outros gigantes da tecnologia, como Goal, Microsoft e Nvidia, operam em níveis próximos ou mesmo acima de suas máximas históricas.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.