Com melhores dados do que a inflação e nenhuma notícia na comunicação mais firme do Banco Central (BC) sobre o cenário seleto alto por um longo período de tempo, o interesse futuro encerrou o comércio de quinta -feira (26) e um movimento mais evidente dos salários intermediários. A principal influência da baixa na curva foi o IPCA-15, lançado hoje por Ibge, que mostrou descompressão mais forte do que o esperado.
A prévia da inflação oficial diminuiu de 0,36% em maio para 0,26% em junho, abaixo da mediana de 0,31% fornecida por 30 instituições consultadas por Projeções de transmissão. Os núcleos indicadores médios também perderam a respiração na passagem mensal, de 0,40% para 0,31%, enquanto outros dados sinalizavam uma dinâmica inflacionária mais benigna: a taxa de difusão, que mede a porcentagem de componentes com descarga no mês, foi de 55,77% na medição atual, em comparação com 66,49%.
A inflação dos serviços subjacentes, que reúne preços mais sensíveis à política monetária, recuou de 0,45% para 0,42% no bilhete mensal, abaixo da mediana de 0,46% prevista pelos analistas ouvidos pela transmissão.
Leia mais
Focando na derrubada de decreto, Ibovespa sobe quase 1%, voltando para 137 mil
O dólar diminui 1,02% com a valorização dos cortes reais e expectativos de juros nos EUA
Tesouro: RLA, um indicador que limita as despesas orçamentárias, fecha a 6,35%
A taxa do Contrato de Depósito de Interfiniação (DI) em janeiro de 2026 encerrou a sessão em 14.930%, de 14.945% ontem no ajuste, e o DI a janeiro de 2027, em 14,185%, de 14.233% ontem. A taxa de DI para janeiro de 2029 caiu de 13,406% no ajuste da EVE para 13.300% no fechamento de hoje.
De acordo com Marcelo Bacelar, gerente de portfólio da Azimut Brasil Wealth Management, os dados conhecidos hoje corroboraram uma tendência mais moderada de inflação observada desde maio. O IPCA-15 do mês atual foi o terceiro resultado consecutivo dos resultados abaixo esperados pelo mercado, disse ele. Azimut forneceu 0,31% para o índice. “Esses são bons números de inflação que são contra o nível mais forte de atividade no primeiro trimestre e ajudam as expectativas de curto prazo a serem revisadas”, diz o gerente.
A Bacelar observa que o consenso do Boletim de Foco para a descarga do IPCA este ano foi de 5,5% há um mês, caiu para 5,24% na semana passada e, após junho do IPCA-15, tende a diminuir ainda mais. Isso ajuda o mercado a trabalhar com expectativas de inflação menores posteriormente, ele avalia, o que explica o fechamento observado hoje em interesse futuro, diz o gerente. Os dados de inflação mais fracos somam a comunicação mais difícil da autoridade monetária, acrescentou.
Anteriormente, o BC divulgou seu Relatório de Política Monetária (RPM), que endossou a mensagem já dada nos últimos minutos e declaração do Comitê de Política Monetária (Copom) de que Selic estará no nível atual de 15% por um horizonte prolongado. As taxas de juros futuras recuaram ao longo da curva, especialmente em longos vértices na sessão de hoje, diz Alexandro Nishimura, economista e diretor do Nomos Investment Advisory, com o mercado considerando o tom rígido da última declaração do Copom e a chance de alívio monetário à frente se a inflação estiver perdendo a respiração.
Na gestão da dívida, o Tesouro realizou hoje o último leilão do segundo trimestre, vendendo completamente os lotes de 28 milhões de LTN e 112,5 mil dos 300 mil NTN-F oferecidos. Mesmo com o risco de 11% (DV01) para o mercado antes do leilão na semana passada, a operação não teve interferência no comportamento da curva DI. Na semana, o Tesouro emitiu R $ 39,1 bilhões – 1,32% abaixo da semana anterior, mas 5,56% acima da média do ano, diz Warren Investimentos.
“Nesse ritmo, as ações da dívida devem terminar 2025 a R $ 8,8 trilhões, com um colchão de liquidez capaz de cobrir 12 meses de salários”, diz Luis Felipe Vital, chefe da estratégia de dívida de corretor para dívidas públicas.
__
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings