As vendas on -line estão se expandindo no Brasil. Seis em cada dez consumidores já preferem comprar pela Internet. O comércio eletrônico deve crescer 15% e mover R $ 234 bilhões até 2025, de acordo com dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCOMM).
“O Marketplace foi crucial para alcançar novos mercados”, diz Samara Silva, fundadora da Madiba Pet, Animal Acessory Store. Segundo ela, a decisão de migrar para o ambiente digital ocorreu após a pandemia, quando o comportamento de compra dos clientes mudou. Antes, a marca trabalhou no modelo Negócios para negócios (B2B), fornecendo produtos aos lojistas.
Com a venda direta ao consumidor em mercados, as receitas da empresa dobraram em dois anos. O volume de pedidos aumentou mais de 220%. Samara atribui crescimento à visibilidade fornecida por plataformas e facilidade de acesso a novos públicos.
Outro exemplo vem de Sergipe. A palha de decoração, que comercializa artesanato produzida por quilombolas e povos indígenas, também expandiu o desempenho no mercado. Daisy Doria, fundadora do projeto, relata que a iniciativa começou a arrecadar fundos para ações sociais. “A intenção, na época, era servir 300 crianças. Consideramos 500”, lembra ele.
Segundo ela, o negócio, iniciado em 2021, hoje garante renda para mais de 100 famílias. Daisy diz que as vendas on -line transformaram a realidade das mulheres vulneráveis. “Eles viram lá, em vendas, a oportunidade”, diz ele.
Leia também:
Como o Facebook Marketplace está mantendo os jovens na plataforma
A Shopee anuncia a expansão da operação logística no país; Saber mais
Mais procurado setores
Os dados de Sebrae mostram que moda, eletrônica, artigos domésticos, bem-estar e comida e bebida são os segmentos mais procurados nos mercados. William Almeida, gerente de mercado digital da instituição, explica que, mais importante do que seguir as tendências, está encontrando o nicho certo para cada empresário. “O mais importante não é o que você vende, mas como e onde você vende”, diz ele.
Para ele, produtos com apelo visual e descrição objetiva, bem como itens destinados a públicos específicos, têm melhor desempenho. A Almeida também destaca o crescimento da confiança do consumidor na compra on -line, o que favorece os negócios para iniciantes.
Desafios e estratégias
Os empresários apontam desafios comuns no ambiente digital. A rotina exige que a organização lide com taxas de plataformas, logística, inventário e produção. No entanto, as plataformas oferecem suporte importante, reduzindo a necessidade de grandes investimentos em infraestrutura e tecnologia.
Samara Silva acredita que o cuidado e a presença personalizados nas redes sociais estão determinando fatores para criar lealdade. Ela relata que começou a publicar vídeos mostrando atrás das cenas da produção e a rotina de artesãos. “Isso mostrou como a matéria -prima foi removida. Isso aproximou o cliente do processo”, diz ele.
Para especialistas, o sucesso no comércio eletrônico depende da estratégia, foco do cliente e escolha adequada da plataforma. A aposta nos mercados tem sido a maneira mais viável para as pequenas empresas entrarem no comércio digital e expandir suas vendas.
–
Onde assistir ao maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings