O cessar -fogo entre Israel e Irã parece permanecer. No boletim informativo de ontem, conversamos sobre como um Blitzkrieg diplomático liderado por mísseis parece ter ajudado a acalmar as tensões.
O outro lado desse caminho incomum para uma trégua é que, afinal, mísseis são armas. Algumas horas depois que os dois países concordaram em cessar -fogo, Israel afirmou que seu rival de longa data havia disparado mísseis contra suas fronteiras, uma acusação de que Teerã negou e afirmou que estava se preparando para “responder muito”, provavelmente com mais mísseis.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que teria intermediado o cessar -fogo com o emir do Qatar, o xeque Tamim bin Hamad Al Thani expressou frustração com os eventos.
“Não estou satisfeito com eles. Também não estou satisfeito com o Irã, mas estou realmente insatisfeito se Israel sair esta manhã”, disse Trump a um grupo de repórteres a caminho da cúpula da OTAN na Holanda.
Seus avisos pareciam funcionar. Agora existe um armistício frágil entre os dois países. Os preços do petróleo caíram e as ações dos EUA aumentaram.
Leia mais:
Trump diz que o cessar -fogo entre Israel e o Irã está indo bem ‘
A Reuters publicou uma foto de moradores de Israel interpretando Frisbee na praia em 24 de junho. Os vôos no aeroporto de Ben Gurion, em Israel, estão sendo retomados, e o espaço aéreo do Irã é parcialmente reaberto, de acordo com a empresa de monitoramento Flighttard24, disse a CNBC por volta das três horas da manhã.
Três horas depois, a NBC News, citando três fontes familiarizadas com o assunto, disse que uma avaliação inicial da Agência de Inteligência de Defesa dos EUA concluiu que os ataques dos EUA às instalações nucleares iranianas no sábado deixaram “peças essenciais … ainda intactas”.
E assim o conflito segue.
O que você precisa saber hoje:
O cessar -fogo entre Israel e o Irã permanece por enquanto. O armistício, anunciado por Trump na segunda -feira, permanece em pé. Israel disse na terça -feira que manterá o acordo, já que o Irã também o respeita.
Anteriormente, os dois países trocaram acusações de violações da trégua e ameaçaram retaliar, levando Trump a declarar que “eles não estão satisfeitos com eles”.
Os mercados saltam com otimismo ao redor da trégua. As ações nos EUA aumentaram na terça -feira, dadas as expectativas de manter o cessar -fogo:
- S&P 500: +1,11% (0,9% do máximo em 52 semanas).
- Dow Jones: +1,19%
- NASDAQ Composite: +1,43%
- Nasdaq-100: +1,53% (Historical High)
Na Europa, o Stoxx 600 também subiu 1,11%. As empresas das empresas do setor de viagens lideraram os ganhos, enquanto o setor de petróleo e gás recuou.
O petróleo cai no segundo dia consecutivo. Com a percepção de menor risco de interrupções no fornecimento, o petróleo despencou:
- Óleo bruto dos EUA: -6%, a US $ 64,37 o barril.
- Brent: -6,1%, por US $ 67,14.
No dia anterior, os preços já haviam caído 7%. Na terça-feira, Trump disse que a China poderia continuar a comprar a possível suavidade de sinalização petrolífera do Irã em pressão contra Teerã.
Powell: Fed está “bem posicionado para esperar”.
Em uma audiência no Congresso, Jerome Powell disse que a economia ainda é robusta, mas a inflação ainda excede a meta de 2%. Ele disse que o Fed tem a “obrigação” de conter os efeitos persistentes das tarifas e indicou que o banco central deve manter as taxas de juros inalteradas no curto prazo.
EUA reafirmam o compromisso com a OTAN.
“O presidente dos EUA e a alta liderança americana estão totalmente comprometidos com a OTAN”, disse o secretário da Aliança, Mark Rutte, na Cúpula de Haia. Os membros concordaram em aumentar os gastos com defesa para 5% do PIB até 2035.
HSBC: Ainda não estamos “otimistas o suficiente”.
O recente Rally S&P 500 surpreendeu os investidores. Max Kettner, estrategista -chefe do HSBC, disse que teme não ser “otimista o suficiente” em relação ao desempenho do índice, que se aproximou da máxima histórica.
E finalmente …
O bloco GPS no estreito do Ormuz preocupa o setor naval. Apesar do cessar -fogo, os riscos no estreito de Ormuz persistem.
De acordo com Angeliki Frangou, CEO da Ships Maritime Partners, os navios evitam se mover à noite devido a interferência no sinal GPS.
“Tínhamos cerca de 20% menos navios. Muitas empresas apenas se cruzam durante o dia. Eles acham perigoso à noite por causa do congestionamento dos sinais. É uma situação muito instável”, Frangou Frangou.
–
Onde assistir ao maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.