O exército de Israel anunciou na terça -feira (17) que matou o principal comandante militar do Irã, Ali Shadmani, em um bombardeio noturno, e falou como a figura mais próxima do líder supremo iraniano, aiatolá Ali Khamenei.
“Depois de uma repentina oportunidade à noite (a Força Aérea Israel) atacou um centro de comando no coração de Teerã e eliminou Shadmani, chefe da equipe do War Times, o comandante militar mais alto e a figura mais próxima”, diz uma declaração militar.
O Exército acrescentou que Shadmani havia comandado tanto a Guarda Revolucionária (o Exército Ideológico do Regime) quanto as forças armadas iranianas.
Israel e o Irã entraram na terça -feira (17) no quinto dia de conflito aberto, depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, fez um apelo surpreendente aos moradores de Teerã abandonarem a cidade “imediatamente”.
Explosões fortes foram ouvidas de manhã em Tel Aviv e Jerusalém depois que as sirenes de aviso foram demitidas devido à libertação dos mísseis do Irã.
O exército israelense já havia anunciado “ataques de grande escala” contra alvos militares no oeste do Irã.
Leia mais
Israel x Irã: Netanyahu diz que a morte do líder supremo iraniano fecharia o conflito ‘
ONU mostra preocupação com o ataque israelense no prédio da estação estadual no Irã
Após décadas de guerra nas sombras em vários países do Oriente Médio e em algumas operações pontuais, o estado hebraico, um poder atômico não oficial, começou na sexta -feira (13) uma ampla campanha aérea contra o Irã.
O objetivo declarado é impedir que Teerã desenvolva armas nucleares, uma ambição que a República Islâmica nega.
Reunidos em uma reunião de cúpula no Canadá, os líderes do G7 instaram que “a resolução da crise iraniana leva a hostilidades quebradas mais amplas no Oriente Médio.
Na linha, os mesmos ministros das Relações Exteriores francesas da França, Alemanha e Reino Unido apelaram ao Irã para “retornar o mais rápido possível e sem pré-condicionar a mesa de negociações” sobre seu programa nuclear.
”Deixe Teerã imediatamente”
“Todo mundo deve deixar Teerã imediatamente!” Escreveu -nos o presidente Donald Trump em sua plataforma de verdade social. O republicano deixou a reunião do G7 prematuramente devido à crise do Oriente Médio.
Em uma publicação posterior, o presidente afirmou que seu retorno a Washington “não tinha nada a ver com um cessar -fogo”, mas com algo “muito maior”.
Seu secretário de Defesa, Peter Hegseth, anunciou que Washington mobilizou “recursos adicionais” no Oriente Médio para fortalecer seu “dispositivo de defesa” na região.
A intervenção israelense, na qual Washington afirma não estar envolvido, as negociações interrompidas entre os Estados Unidos e o Irã para chegar a um acordo sobre o programa nuclear.
Trump pediu a Teerã que voltasse à tabela de diálogo. “O Irã deveria ter assinado o ‘acordo’, eu disse para votar. Que vergonha e desperdício de vidas humanas”, escreveu ele em sua rede social.
O chanceler e coordenador de Teerã das negociações de Teerã, Abbas Araghchi, se perguntou se Trump “estava interessado em prevenir essa guerra”.
“Apenas um telefonema de Washington para silenciar alguém como (primeiro -ministro israelense Benjamin) Netanyahu. Isso abriria o caminho para retornar à diplomacia”, escreveu ele em X.
Embora isso não aconteça, “continuaremos a esmagar esses covardes pelo tempo necessário até que eles parem de atirar em nosso povo”, disse ele.
“Mudando a face do Oriente Médio”
Nas primeiras horas da terça -feira, a Guarda Revolucionária anunciou a “nona salvação de drones e ataques de mísseis combinados”, que exigiria “nenhuma interrupção até o amanhecer”.
“Vários tipos de drones, caracterizados por capacidades de destruição e precisão do alvo, destruíram posições estratégicas do regime sionista em Tel Aviv e Haifa”, disse o general Kiyumars Heidari, comandante das forças terrestres do Exército Irã.
As sirenes de aviso foram disparadas várias vezes à noite em diferentes pontos de Israel, mas principalmente os avisos foram suspensos logo depois.
De acordo com o escritório de Netanyahu, as represálias iranianas causaram pelo menos 24 mortes em seu país desde sexta -feira, 11 delas na segunda -feira (16).
No lado iraniano, mais de 220 mortes foram registradas, incluindo os comandantes da Guarda Revolucionária e da equipe do Exército, bem como nove cientistas do programa nuclear.
Na terça-feira (17), o exército israelense disse que atingiu “dezenas de armazenamento de mísseis e infraestrutura de mísseis tanques a terra”, bem como lançadores de mísseis da terra e depósitos de drones no oeste do Irã.
Netanyahu afirmou na segunda -feira que o ataque israelense estava “mudando a face do Oriente Médio” e que os líderes iranianos estavam sendo eliminados “um por um”.
O primeiro -ministro disse que mataria o líder supremo, o aiatolá Ali Khamenei, “terminaria o conflito”.
Mas, de acordo com uma fonte de alta escala do governo dos EUA, Trump impediu um plano israelense de matar Khamenei.
Forçar uma mudança de regime no Irã seria “um erro estratégico”, disse o presidente francês Emmanuel Macron no G7.
Ataque à televisão estadual
Em Teerã, o bombardeio de segunda -feira (16) causou um engarrafamento gigantesco de moradores que tentaram escapar da cidade, onde o grande bazar e a maioria dos estabelecimentos comerciais permaneceram fechados.
Um dos ataques israelenses na segunda -feira chegou ao prédio da televisão estatal iraniano, que relatou na terça -feira a morte de três funcionários.
O impacto forçou uma apresentação a apressar uma transmissão ao vivo, enquanto o estúdio estava coberto por uma espessa nuvem de poeira e partes do teto desabaram.
Israel também atingiu o centro de enriquecimento de urânio de Natanz no centro do país, cuja parte superficial foi destruída, disse a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).
Segundo a AIEA, “não houve ataque” contra a parte subterrânea da instalação, onde está o principal centro de enriquecimento de urânio.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings