O presidente da China, Xi Jinping, disse na terça -feira “profundamente preocupado” com a ofensiva militar de Israel contra o Irã. Pequim também acusou o presidente dos EUA, Donald Trump de “jogar gasolina” no crescente conflito.
Depois de décadas de inimizade e uma prolongada guerra nas sombras, Israel lançou na semana passada uma campanha aérea surpresa contra alvos em todo o território iraniano, alegando que procura impedir que seu arqui -rival ganhe armas nucleares – algo que Teerã nega.
A subida repentina das hostilidades gerou temores de um conflito ainda mais amplo, enquanto Trump pediu ao Irã que retornasse à mesa de negociações depois que ataques israelenses interromperam conversas nucleares em andamento.
Trump também publicou um alerta extraordinário sobre sua rede de verdade social: “Todos devem evacuar Teerã imediatamente!”
Leia também:
A China acusa Trump de “jogar gasolina” no conflito entre o Irã e Israel
Questionado sobre as declarações de Trump, o porta -voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Guo Jiakun, disse: “Incitar as chamas, jogar gás, ameaças e exercer pressão não contribuem para a redução das tensões, mas apenas intensificam e expandem o conflito.
A China apela a todas as partes envolvidas, especialmente a países com influência sobre Israel, que assumem suas responsabilidades, adotam medidas imediatas para reduzir as tensões e impedir que os conflitos se expandam e se espalhem. ”
De acordo com a mídia estatal chinesa, durante uma reunião com o presidente do Uzbequistão, no Cazaquistão, na terça -feira, Xi Jinping novamente pediu ao conflito que fosse reduzido “o mais rápido possível”.
“O lançamento de uma ação militar de Israel contra o Irã levou a uma subida de tensões no Oriente Médio. A China está profundamente preocupada com isso”, disse Xi, segundo Xinhua.
“Somos contrários a qualquer ato que viole a soberania, a segurança e a integridade territorial de outros países”.
As embaixadas da China no Irã e Israel também recomendaram que os cidadãos chineses deixem os dois países “o mais rápido possível”, após a troca de ataques pesados entre Teerã e Tel Aviv.
“A embaixada da China no Irã coordenou com o lado iraniano para facilitar a partida do país e lembrar os cidadãos chineses que ainda estão no Irã que saem o mais rápido possível”, disse a embaixada em Teerã em comunicado on -line.
A embaixada sugeriu fronteiras com Türkiye, Armênia e Turquemenistão como possíveis rotas de saída.
Em Israel, a embaixada chinesa recomendou que os cidadãos deixassem “em direção à Jordânia”, observando que o conflito “continua a se intensificar”.
“Muitas infra -estruturas civis foram danificadas, o número de vítimas civis está aumentando e a situação de segurança está se tornando mais séria”, a representação diplomática em um posto do WeChat.
–
Onde assistir ao maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings