O presidente dos EUA, Donald Trump, disse na terça -feira que a União Europeia ainda não havia oferecido um “acordo justo” sobre o comércio, enquanto Washington negocia acordos tarifários com amigos e inimigos.
“Estamos conversando, mas não acho que eles estejam oferecendo um acordo justo”, disse Trump à UE, conversando com repórteres a bordo do Air Force One antes de retornar aos Estados Unidos após uma cúpula do G7 no Canadá.
“Vamos fazer um bom negócio ou eles simplesmente pagarão o que dizemos que pagarão”.
Logo após assumir o cargo, Trump perturbou a ordem econômica global, acusando os parceiros de negócios dos EUA de práticas injustas e anunciou enormes tarifas globais.
Leia mais
Siga a cobertura real da guerra comercial
As incertezas no sistema comercial global prejudicam a economia da Europa, diz o presidente do BCE
Trump diz que o Reino Unido tem proteção tarifária “porque eu gosto deles”
Trump impôs uma taxa geral de 10% à maioria dos parceiros de negócios dos EUA e anunciou taxas individuais mais altas para dezenas de economias, incluindo a Índia e a União Europeia – embora rapidamente suspenda taxas altas.
A interrupção nessas taxas mais altas deve expirar em 9 de julho, embora a Casa Branca tenha indicado que pode estender o prazo para os países que acredita estar negociando de boa fé.
O presidente dos EUA também impôs impostos setoriais adicionais sobre carros, aço e alumínio, que dificilmente alcançaram muitos parceiros de negócios dos EUA, incluindo a UE.
Os líderes mundiais presentes na cúpula do G7 no Canadá pressionaram na segunda -feira Trump a se retirar em sua guerra comercial punitiva, argumentando que representava um risco para a estabilidade econômica global.
O presidente dos EUA deixou as negociações do G7 anteriormente, citando a crise entre o Irã e Israel, e retornou a Washington na terça -feira de manhã.
“Estamos avançando”, diz o chefe da Comissão Europeia
Antes de sua partida, Trump e a diretora da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, se reuniram por alguns minutos à margem do G7, no qual o líder europeu disse a repórteres para ser uma “boa e intensa discussão” sobre o comércio.
“É claro que é complexo, mas estamos avançando e isso é bom”, disse Von der Leyen após as críticas de Trump à posição da UE.
O chefe da UE acrescentou que as negociações entre os EUA e a Europa estavam em andamento, inclusive à margem do G7 na terça -feira, e que ambos os lados estavam trabalhando duro para chegar a um acordo até o final de julho.
O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, permaneceu no cargo após a partida de Trump, liderando negociações comerciais com outros países do G7.
“Desde o início, deixei muito claro que uma solução negociada é minha solução favorita”, disse ela, acrescentando que a UE estava pronta para retaliar com contratadas se as negociações falhassem.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings