A Agência Internacional de Energia (AIE) revisou suas projeções para o avanço da demanda global de petróleo este ano e 2026, considerando que os riscos geopolíticos exacerbados, tensões comerciais não resolvidas e mudanças políticas no setor de energia adicionaram inúmeras incertezas às perspectivas do mercado de mercadorias.
Em um relatório divulgado na terça -feira (17), a AIE reduziu sua previsão para o aumento da demanda global de petróleo em 2025 a 700 mil barris por dia, esperando que o consumo médio atinja 103,8 milhões de barris por dia (DBP).
Leia mais
Siga a cobertura real da guerra comercial
Os preços do petróleo aumentam 2% depois que Trump pergunta a evacuação de Teerã
No documento anterior, a projeção aumentou 740 mil bpd. Para 2026, a AIE agora prevê que a demanda crescerá 700 mil bpd a 104,5 milhões de bpd. Em vez disso, a estimativa foi um aumento de 760 mil bpd.
Em projeções de longo prazo, a AIE agora prevê que a demanda global de petróleo crescerá 2,5 milhões de bpd entre 2024 e 2030, atingindo 105,5 milhões de bpd no final da década.
A AIE manteve suas projeções mundiais de crescimento da economia em 2,8%, para 2025, e projetou uma expansão média próxima a 3% ao ano para 2025 a 2030.
Aie vê um fluxo relativamente robusto de petróleo do Irã, mesmo com a sanção e a tensão dos EUA com Israel
A Agência Internacional de Energia (AIE) também avaliou que o suprimento de petróleo do Irã continuou a fluir em níveis relativamente robustos, mesmo diante do aumento das sanções e tensões dos EUA com Israel, tornando -se a segunda maior fonte de crescimento da oferta após os Estados Unidos por dois anos consecutivos.
A AIE calculou que a produção total de petróleo no ano passado atingiu seu nível mais alto desde 2017, aumentando 420 mil barris por dia (b/d) em comparação com o ano anterior, para 4,7 milhões de b/d, dos quais 1,3 milhão de b/d foram condensados e hidrocarbonetos líquidos que são separados do gás natural.
As exportações brutas de petróleo atingiram uma média de 1,6 milhão B/D em 2024.
“Quase todas as exportações de petróleo iranianas chegam à China, com petróleo bruto para uso em refinarias independentes. As sanções dos EUA tornaram -se progressivamente mais graves nos últimos meses, com quase todos os aspectos das cadeias de suprimentos iranianas atualmente sendo alvo”, disse ele.
A segurança do suprimento de petróleo segue como uma prioridade na agenda internacional, diz AIE
A AIE avaliou que, com incertezas geopolíticas e econômicas que afetam os produtores e consumidores de petróleo, a segurança do suprimento de petróleo continua sendo uma prioridade na agenda internacional de política energética.
Em um relatório, a AIE apontou que a decisão da Organização da Organização das Exportações e Aliados de Petróleo (OPEP+), liderada pela Arábia Saudita, de começar a reduzir as restrições à produção de petróleo em maio de 2025, é a redefinição de trajetórias de suprimento de petróleo para o período esperado de 2024 para 2030.
O aumento esperado da produção da OPEP+ e o impacto de tarifas comerciais mais altas trouxeram os preços do petróleo em níveis mínimos em quatro anos em abril e início de maio. Como resultado, os executivos do setor de petróleo estavam recalibrando os planos de investimento.
“No entanto, os preços do petróleo se recuperaram após uma troca de ataques aéreos entre Israel e Irã, que começou em 13 de junho de 2025”, atualizou a AIE.
AIEA identifica elementos que indicam impactos diretos nas salas de enriquecimento em Natanz
A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) também informou na terça -feira (17) que identificou elementos adicionais que indicam impactos diretos nas salas de enriquecimento de urânio na unidade Natanz, no Irã.
O anúncio acontece com base na análise contínua de imagens de satélite de alta resolução coletadas após ataques israelenses na região na sexta -feira, 13, menciona a publicação feita em X.
Por outro lado, a AIA reitera que não há mudanças nas situações em Esfahan e Fordw.
–
Onde assistir ao maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings