Um dia depois que a NVIDIA revelou que custaria US $ 5,5 bilhões em solicitações de chip H20 canceladas – que o governo disse que esta semana precisa de licença de exportação para a China – a empresa disse que atende às regras sobre onde pode vender seus processadores de inteligência artificial.
“O governo dos EUA instrui as empresas americanas sobre o que elas podem vender e onde – seguimos as diretrizes do governo”, disse um representante da NVIDIA em comunicado.
A NVIDIA afirmou que o comunicado foi uma resposta ao Comitê da Câmara dos Deputados, focada nas ameaças da segurança nacional da China, o que abriu uma investigação sobre as vendas da NVIDIA na quarta -feira (16). O H20 foi divulgado pela NVIDIA depois que o governo Biden restringe as exportações de chips de IA em 2022. É uma versão desacelerada projetada para cumprir os controles de exportação dos EUA.
O breve comentário da Nvidia é indicativo de como a empresa defenderá seus negócios em Washington, DC, à medida que sua tecnologia se torna mais examinada em questões nacionais de defesa e segurança. As ações da empresa caíram quase 7% na quarta -feira.
Os chips da NVIDIA dominam o mercado de aplicativos de IA, e alguns foram usados pela Deepseek, China, para construir o R1, que abalou os mercados em janeiro.
Na quarta-feira, o fabricante do Chips destacou os impostos pagos, sua força de trabalho com sede nos EUA e seu papel como líder de tecnologia.
As exportações da empresa também ajudam os EUA a reduzir seu déficit comercial, segundo o comunicado, respondendo diretamente ao motivo declarado pelo presidente Trump para impor tarifas no início deste mês.
“A NVIDIA protege e fortalece a segurança nacional, criando empregos e infraestrutura dos EUA, promovendo a liderança tecnológica dos EUA, trazendo bilhões de dólares em cobrança de impostos ao Tesouro dos EUA e aliviando o enorme déficit comercial dos EUA”, afirmou o comunicado.
Um desafio para a NVIDIA é que o H20 era legalmente exportável para a China até a semana passada, de acordo com as regras anteriores do governo de Biden. Mas o Comitê Seleto da Câmara disse na quarta -feira que a venda de chips H20 no ano passado funcionou na prática como uma “lacuna”.
“O setor de tecnologia apóia os EUA exportando para empresas bem conhecidas em todo o mundo – se o governo pensasse de maneira diferente, isso nos instruiria”, disse a Nvidia em seu comunicado.
O governo também está investigando se os chips restritos enviados à China passaram por Cingapura, o segundo maior endereço de cobrança da Nvidia, com pouco menos de US $ 24 bilhões em vendas no último ano fiscal da empresa, de acordo com documentos oficiais.
A NVIDIA esclareceu na quarta -feira que a receita em Cingapura indica vendas com endereço de coleta no país, geralmente para as subsidiárias dos clientes americanos.
“Os produtos associados são enviados para outros locais, incluindo os Estados Unidos e Taiwan, não para a China”, disse Nvidia.
Além dos controles de exportação para a investigação da China e do Congresso, a Nvidia também enfrenta restrições adicionais sobre o que pode exportar a partir do próximo mês, sob regras de “difusão da IA” inicialmente propostas pelo governo de Biden.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, canais TCL, Plutão TV, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.