A notícia de que os Estados Unidos imporão uma taxa de 50% aos produtos brasileiros importados divulgados na quarta-feira (8) pelo presidente Donald Trump causaram várias reações na economia e político-brasão.
Políticos, entidades, associações de vários setores se posicionaram em A nova taxa de imposto dos EUA que entra em vigor a partir de 1º de agosto. Confira:
Leia também
Leia na íntegra a carta de Trump tributando os produtos brasileiros em 50%
Gayer: Itamaraty diz a embaixada dos EUA que a postura é “intrusão inaceitável”; Veja nos bastidores
Senador Fabiano Contarato (PT-ES)
O senador afirmou que a decisão da imposição tarifária é um ataque às instituições brasileiras, observando que o “comportamento irresponsável” acabará afetando o povo.
Paulo Teixeira, Ministro do Desenvolvimento Agrário e Família Familiar
O ministro defendeu a idéia de que as sanções tarifárias são o resultado de uma campanha “contra o Brasil”, transmitida pelo ex-presidente Jair Bolsonaro com seu filho, o vice-vice-educado Eduardo Bolsonaro (PL-SP). “Ninguém leva a sério as ameaças de Trump, mas se ele decidir impor tarifas aos produtos brasileiros na noite em que já sabemos quem é o culpado, o inelegível”, disse o ministro.
Associação Brasileira de Indústrias de Exportação (ABIEC)
A entidade que atua no setor de fazendas e na produção e exportação de carne também condenou a ameaça de reduzir em 50% os produtos exportados pelo Brasil. Abiec se referiu à ação como “obstáculo ao comércio internacional”. Veja a declaração completa:
“A Associação Brasileira de Indústrias de Exportação de Carne (ABIEC), uma entidade que representa as principais empresas exportadoras de carne bovina no Brasil, esclarece que qualquer aumento da tarifa nos produtos brasileiros representa um obstáculo ao comércio internacional e afeta negativamente o setor de produção da carne bovina.
O ABIEC reforça a importância de que questões geopolíticas não se tornem barreiras à oferta global e garantia de segurança alimentar, especialmente em um cenário que requer cooperação e estabilidade entre os países.
A associação está atenciosa e está disponível para contribuir para o diálogo, para que essas medidas não gerem impactos nos setores produtivos brasileiros ou nos consumidores dos EUA, que recebem nossos produtos com qualidade, regularidade e preços acessíveis. ”
Senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ)
Filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, o senador Flávio Bolsonaro atacou o presidente Luiz Inacio Lula da Silva, dizendo que a imposição de tarifas de Donald Trump resulta do “antitriotismo” do Petista. “Parabéns Lula, você conseguiu ferrar o Brasil! Você está com raiva dos brasileiros? Seu anti-patriotismo não tem limites! Depois de tantas ações causando a maior democracia do mundo, há o resultado da irritação de sua política internacional ideológica”, disse o senador.
Frente Parlamentar da Agricultura (FPA)
A Frente Parlamentar da Agricultura (FPA) enfatizou que a taxa imposta por Donald Trump tem alto potencial de impacto no agronegócio brasileiro, mencionando a ascensão do dólar como um dos fatores citados. Veja a declaração da entidade na íntegra:
“A Frente Parlamentar da Agricultura (FPA) expressa preocupação com a decisão do presidente dos EUA, Donald Trump, de impor tarifas de 50% aos produtos brasileiros. A medida, comunicada através de uma carta oficial enviada ao governo brasileiro, representa um alerta ao equilíbrio do comércio e das relações políticas entre os dois países.
A nova taxa produz reflexos diretos e afeta o agronegócio nacional, com impactos no intercâmbio, o consequente aumento no custo dos insumos importados e na competitividade das exportações brasileiras.
Dado esse cenário, a FPA defende uma resposta firme e estratégica: é um momento de cautela, diplomacia acentuada e presença ativa do Brasil na tabela de negociação. ”
(Atualizar matéria)
–
Onde assistir ao maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings