Ibovespa B3 chegou ao meio da semana na terceira sessão, depois de atingir o recorde de 141.000 pontos na última sexta -feira (4).
Depois de fechado na terça-feira (8) às 139 mil, o índice B3 recuou na quarta-feira (9) para o nível de 137 mil pontos, pressionado em particular a partir do meio da tarde para os novos sinais protecionistas do presidente Donald Trump, incluindo o Brasil.
No fechamento da quarta -feira, o IBovespa B3 mostrou perda de 1,31%, em 137.480,79 pontos, nível mais baixo desde 27 de junho, com R $ 22,5 bilhões na sessão de quarta -feira. Do mínimo ao máximo do dia, oscilou de 137.299,04 a 139.330,70, deixando a abertura a 139.302,85 pontos. Na semana, até agora acumula a perda de 2,68%, passando assim para o negativo no mês (-0,99%). No ano, sobe 14,30%.
Leia mais:
Lula convoca a reunião de emergência depois que Trump impõe 50% de tarifa aos produtos brasileiros
S&P 500 aumenta com grandes empresas de tecnologia líder da NVIDIA, e a NASDAQ fecha em registro
Após o fechamento do índice de caixa, o IBovespa B3 Futuro mostrou perdas ainda maiores, na casa de 2,5%, com a divulgação de cartas emitidas pelo presidente Trump, não apenas a defesa do ex -presidente Jair Bolsonaro do que, segundo ele, seria uma “caça às bruxas” dirigida por instituições brasileiras, mas também impõe uma taxa de 50% a todos os produtos brasileiros que atingiam as instituições estatais.
Anteriormente, em um desdobramento negativo para a percepção de risco, especialmente para países emergentes como o Brasil, Trump afirmou que mais cartas tarifárias serão enviadas aos parceiros comerciais na quarta -feira.
Ele reiterou, no entanto, que tem um bom relacionamento com o presidente da China, Xi Jinping, e que o país já está pagando muitas tarifas aos EUA. Os comentários foram feitos em uma conferência de imprensa durante o almoço com líderes africanos na Casa Branca.
Anteriormente, Trump havia anunciado uma taxa tarifária de 30% para o Sri Lanka, um pequeno país insular do Oceano Índico que foi o sétimo a receber a carta tarifária apenas na quarta -feira. Ele também anunciou taxas para Argélia, Filipinas, Líbia, Iraque, Moldávia e Brunei. Outros 14 países, como Japão e Coréia do Sul, grandes parceiros dos EUA, também foram notificados das taxas.
As consequências em torno dos EUA foram lançadas a Ibovespa B3 aos mínimos da sessão, na direção oposta das malas dos EUA na quarta -feira, mesmo com a perda relativa do ritmo das malas de Nova York à tarde.
Assim, dos 84 artigos da carteira teórica do índice, apenas oito terminaram o dia no campo positivo, especialmente o Braskem PNA, um aumento de 6,02%.
As ações de Braskem ocorreram em leilão após mais de 10% durante a sessão. O forte avanço derivado da aprovação da urgência na Casa do Projeto de Lei que cria o programa especial para a sustentabilidade da indústria química (Presiq).
Se aprovada, a iniciativa deve adicionar cerca de US $ 450 milhões por ano ao EBITDA da empresa, relatou a jornalista Talita Nascimento, de Transmissão. No setor químico, o entendimento é que o fluxo de notícias dos últimos dias ajuda a criar uma leitura mais positiva para a empresa.
Nas notícias mais amplas, além do anúncio de tarifas, Trump já havia indicado que o número do Brasil entraria entre hoje e amanhã, respondendo a uma pergunta sobre as cartas que estão se comunicando com os parceiros solicitados.
“Um dia um pouco mais complicado para os mercados locais com ruído em torno de tarifas e com Trump também vocal para criar o Brasil também. Há uma dinâmica para emergente, que afeta o Brasil, enquanto ainda vendo um apetite de risco em Nova York, especialmente para tecnologia, em trabalhos como a Nvidia”, diz João Piccioni, Empiricus Asset.
Nesta quarta -feira, o Índice de Tecnologia da NASDAQ renovou um recorde de encerramento, quase 1%.
Mesmo com o ajuste em andamento, diz Piccioni, o IBovespa B3 segue em um nível “muito razoável”, considerando o desempenho do ano. “Mas aqui estamos nessa dinâmica das tarifas, que traz um pouco de aflição aos investidores”, em meio a outros sinais externos e favoráveis, que contribuem para o avanço de pessoas de fora.
Nesse contexto, o mercado aumentou ainda mais para retomar um pouco os juros sobre as taxas de juros do Federal Reserve em setembro e manteve como uma probabilidade principal uma redução acumulada de 50 pontos base até o final do ano, de acordo com a ferramenta de monitoramento do grupo CME. O
A aquisição ocorre após a divulgação da ata da última reunião de política monetária do Federal Reserve, que também indicou preocupação com a incerteza e a inflação.
Em Nova York, as principais taxas de ações fecharam o dia com ganhos entre 0,49% (Dow Jones) e 0,94% (NASDAQ) na sessão. Em B3, além de Braskem, destaque a neta na quarta -feira para GO (+2,31%) e BRF (+1,67%). No campo oposto, PetroreConcavo (-5,36%), Marfrig (-4,73%) e CVC (-4,51%). Entre os chips azuis, o Vale em cede 0,99% e as perdas em Petrobras foram de 1,45% (ON) e 0,62% (PN). Em grandes bancos, o ajuste do dia atingiu -2,07% (Itaú PN) e -2,50% (BB ON) no fechamento.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings