O vice -presidente dos Estados Unidos, JD Vance, se reuniu na sexta -feira (18) com Giorgia Meloni em Roma e depois orou no Vaticano durante uma visita de Páscoa em meio a tensões comerciais transatlânticas.
A visita de Vance, que também inclui uma reunião com o braço direito do papa, acontece um dia depois que Meloni se encontrar com o presidente Donald Trump e seu vice em Washington, em uma rápida viagem para garantir um contrato tarifário favorável.
Impacto de tarifas e reuniões estratégicas
Uma guerra comercial entre os EUA e a União Europeia e as tarifas ameaçadas de Trump pode ter um grande impacto na Itália, o quarto maior exportador do mundo, que envia cerca de 10% de suas exportações para os Estados Unidos.
A viagem a Roma marca o primeiro retorno de Vance à Europa desde que ele fez um discurso combativo na Conferência de Segurança de Munique em fevereiro, quando criticou os membros da UE em questões de guerra cultural enquanto pedia ao bloco que “assuma” a administração de sua própria segurança.
Mas Vance twittou após sua visita na sexta-feira que teve uma “grande reunião” com o primeiro-ministro da Itália, um líder de extrema-direita que compartilha muitos de seus pontos de vista conservadores.
“Sou grato todos os dias por este trabalho, mas especialmente hoje, quando meus deveres oficiais me levaram a Roma na Santa Friday”, disse Vance, que é católico.
Discussões sobre conflitos comerciais e internacionais
Em breves comentários à imprensa antes de sua reunião, Vance disse que atualizaria Meloni sobre negociações com a União Europeia sobre o comércio.
Ele também a informava sobre as negociações envolvendo a Ucrânia e a Rússia e “algumas das coisas que aconteceram mesmo nas últimas 24 horas”, disse ele.
“Não vou antecipar, mas estamos otimistas de que esperamos terminar esta guerra, esta guerra muito brutal”, disse ele.
Sua declaração parecia contradizer mais comentários céticos do secretário de Estado Marco Rubio, que em Paris disse na sexta -feira que os Estados Unidos estavam preparados para “seguir em frente” se ele decidisse que a paz não era “viável no curto prazo”.
Agenda cultural e religiosa no Vaticano
Mais tarde, Vance, sua esposa e três filhos participaram da celebração da paixão do Senhor, uma liturgia de sexta -feira sagrada na Basílica de São Pedro.
Após o serviço de dois horas, a família recebeu uma visita particular a Castel Sant’Angelo, o ex -mausoléu do imperador romano Adriano que os papas mais tarde se converteram a um castelo fortificado.
No sábado (19), Vance está programado para conversar com o cardeal Pietro Parolin, que como secretário de Estado do Vaticano é o segundo funcionário mais alto da Santa Sé depois do Papa Francisco.
Não está claro se Vance, que se converteu ao catolicismo na casa dos 30 anos, também planeja participar da missa de Páscoa com sua família na Praça de São Pedro no domingo.
‘Faça o oeste grande de novo’
Meloni foi o primeiro líder na Europa a visitar Trump desde que impôs 20% de tarifas às exportações da UE, que ele suspendeu por 90 dias.
Os dois líderes adotaram um tom caloroso na quinta-feira durante um almoço de trabalho e uma reunião no Oval Hall, com Trump elogiando o ministro italiano de 48 anos como “fantástico”.
Em uma declaração conjunta subsequente, eles disseram que Trump aceitou um convite a uma visita oficial à Itália “em um futuro muito próximo”, com uma reunião dos EUA e da Europa ao mesmo tempo sendo considerada.
Apresentando -se como o único europeu capaz de folhear a guerra comercial de Trump, Meloni destacou sua base comum conservadora e disse que queria “fazer o Ocidente novamente”.
A decisão de Meloni de interceder pessoalmente com Trump causou algum desconforto entre os aliados da UE, preocupada com o fato de sua visita minar a unidade do quarteirão.
Enquanto Trump expressou confiança em qualquer acordo com o bloco de 27 nações que ele acusou de tentar “prejudicar” os Estados Unidos, ele disse na quinta -feira que não estava com pressa.
Conflito na Ucrânia e relações diplomáticas
Enquanto isso, a guerra russa na Ucrânia permaneceu um assunto delicado entre os líderes dos EUA e da Itália.
Meloni tem sido um aliado firme da Ucrânia e seu presidente Volodymyr Zelensky desde a invasão russa em 2022.
No entanto, Trump surpreendeu aliados com uma inclinação em relação a Moscou e repetidos ataques a Zelensky, a quem ele e Vance criticaram em uma reunião de televisão no Oval Hall em fevereiro.
Com Meloni ao seu lado, Trump disse na quinta -feira: “Não culpo Zelensky, mas não estou exatamente feliz com o fato de que essa guerra começou”, acrescentando que ele não é um “grande fã” do líder ucraniano.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, canais TCL, Plutão TV, Soul TV, Zapping | Novos streamings