O presidente Donald Trump chamou pessoalmente o fundador da Amazon, Jeff Bezos, na terça -feira para reclamar de um relatório de que a gigante do varejo on -line estaria pensando em exibir os custos tarifários dos EUA em suas listas de produtos, disse uma fonte familiarizada com a NBC News ao assunto.
Poucas horas após a conexão, a Amazon minimizou publicamente o escopo de seu plano – e depois anunciou que havia sido totalmente descartada.
A campanha de pressão de Trump e Casa Branca sobre Bezos ocorreu depois que o Punchbowl News informou na terça -feira que a Amazon mostrará em breve aos consumidores quanto o custo de um item vem de tarifas.
O valor adicionado como resultado das taxas será exibido ao lado do preço total de cada produto, disse uma pessoa familiarizada com o plano para o veículo de notícias.
A secretária da Casa Branca, Karoline Leavitt, respondeu ao relatório sobre fogo à Amazon pelo que ela chamou de “um ato hostil e político”.
“Por que a Amazon não fez isso quando o governo de Biden aumentou a inflação no nível mais alto em 40 anos?” Leavitt perguntou.
Ela acrescentou: “Essa é outra razão pela qual os americanos devem comprar produtos americanos”.
As ações da Amazon caíram mais de 2% antes do mercado imediatamente após os comentários. Ao meio -dia, as ações recuperaram suas perdas.
Menos de duas horas após a conferência de imprensa, um porta-voz da Amazon disse à CNBC que a empresa estava considerando apenas a inclusão de tarifas em alguns produtos da Amazon Haul, sua seção de compras focada no orçamento.
“A equipe que gerencia nossa loja da Amazon Haul de baixo custo considerada para incluir taxas de importação em determinados produtos”, disse o porta -voz. “Isso nunca foi considerado no local principal da Amazon e nada foi implementado em qualquer propriedade da Amazon”.
Mas em uma declaração posterior, uma hora depois, o porta-voz esclareceu que o plano de mostrar as vigilas “nunca aprovadas” e “não aprovadas” na taxa.
O secretário de Comércio Howard Lutnick, em uma publicação X, chamou a declaração da Amazon de “boa jogada”.
Na conferência de imprensa na terça -feira (29), um jornalista apresentou o relatório de Punchbow a Leavitt e o secretário do Tesouro Scott Bessent, perguntando se concordaram que a decisão da Amazon era uma “demonstração de cristal de que é o consumidor americano, não a China, que terá que pagar por essas políticas”.
Leavitt escolheu responder porque, segundo ela, “acabei de conversar com o telefone com o presidente sobre o anúncio da Amazon”.
Ela disse que a decisão da empresa “não foi uma surpresa”, afirmando que a Reuters “recentemente” escreveu que a Amazon “fez uma parceria com um braço de propaganda chinês”. Ela então mostrou uma cópia impressa de um relatório de dezembro de 2021 Reuters, afirmando que a Amazon cumpriu um decreto do governo de Pequim que determinou a remoção de análises e classificações de clientes de um livro com fala e escritos do presidente chinês Xi Jinping.
A Amazon não é o primeiro varejista a destacar como as novas tarifas estão mudando seus preços.
Os gigantes da moda rápida chinesa e os temidos adicionaram transbordamentos exorbitantes nos últimos dias. O medo agora inclui uma linha em seu caixa mostrando uma “taxa de importação” que adiciona cerca de 145% para cada item.
A resposta do governo de Trump à Amazon ocorreu quando Bezos se juntou a outros bilionários e líderes de tecnologia em se aproximar do presidente republicano desde que venceu as eleições de 2024.
Depois de atrair frequentemente a ira de Trump nos últimos anos, Bezos expressou otimismo em dezembro sobre o segundo mandato do republicano, dizendo que Trump é mais calmo e confiante.
No mesmo mês, a Amazon doou US $ 1 milhão ao fundo de inauguração de Trump. Bezos mais tarde participou da inauguração de Trump.
Bezos recebeu novas acusações de tentar cortejar Trump, forçando o Washington Post, que ele possui, restringindo sua seção de opinião a publicar apenas de “liberdades pessoais e mercado livre”.
Mas os negócios da Amazon estavam sob pressão dos planos tarifários abrangentes de Trump – especialmente sua taxa de 145% na China, onde até 70% dos produtos da Amazon se originam, de acordo com a Wedbush Securities.
Quando os comerciantes da Amazon começaram a aumentar os preços de uma ampla gama de produtos em resposta às tarifas, a empresa começou a enviar e -mails aos vendedores para avaliar o impacto da agenda de Trump.
Leavitt, depois de fazer sua declaração sobre a Amazon, foi perguntada se Bezos “ainda é um defensor de Trump”.
“Olha, não vou falar sobre o relacionamento do presidente com Jeff Bezos, mas digo que isso é certamente uma ação política e política da Amazon”, disse ela.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, canais TCL, Plutão TV, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.