WASHINGTON – Milhares de tropas desembarcaram em Washington, DC, no sábado, com tanques enchendo as ruas e helicópteros voando, enquanto o presidente Donald Trump organizou um show militar para o 250º aniversário do Exército dos EUA.
Mas o desfile militar, que Trump disse repetidamente que queria de seu primeiro mandato, ocorreu em meio a um ato de violência política no início do dia que deixou os legisladores e o público americano atordoado.
No início do sábado, um suspeito de e fora do suspeito Vance Luther Boelter supostamente aprovou um policial e atirou e matou um legislador de Minnesota e seu marido, no que as autoridades estão chamando de “assassinato com motivação política”. Outro legislador democrata e sua esposa também foram baleados em um ataque separado pelo mesmo suspeito.
Enquanto isso, milhares de oponentes de Trump se reuniram em todo o país em protestos em massa como parte das manifestações do “dia sem reis” para se manifestar contra as políticas de seu governo.
Os protestos ocorreram em grandes cidades, incluindo Los Angeles, Nova York, Chicago e Filadélfia, além de cidades menores. Algumas das manifestações resultaram em confrontos com contra -manifestantes e policiais.
Em Minnesota, as autoridades policiais alertaram a população para não participar das manifestações planejadas em todo o estado depois que os tiroteios dirigidos aos parlamentares democratas. Mesmo assim, os manifestantes compareceram, com alguns dizendo que os ataques tornaram as manifestações mais importantes.
Ainda assim, Trump, cujo 79º aniversário caiu no mesmo dia, há muito tempo pressionou um desfile militar na capital do país – uma idéia que foi rejeitada durante seu primeiro mandato pelas autoridades do Pentágono.
Agora, com total controle do governo e apoiadores cheios de apoiadores, Trump recebeu a grande demonstração de força que ele sempre imaginou, mesmo no meio das críticas.
O desfile começou cerca de 30 minutos antes do planejado inicialmente devido às tempestades esperadas em Washington, DC, na noite de sábado.
Consciente da ameaça climática, Trump disse a seus apoiadores em um público social da verdade no sábado que o desfile continuaria a “chover ou tomar sol”.
Alguns dos transbordamentos planejados para o desfile foram cancelados devido ao mau tempo, o NBC Newscitando um funcionário do Serviço Secreto dos EUA.
Vários membros do escritório de Trump se juntaram a ele no evento, incluindo o secretário de Estado Marco Rubio, o secretário de Defesa Pete Hegseth e a secretária de Segurança Interna Kristi Noem. Trump estava acompanhado no palco para sua esposa, a primeira -dama Melania Trump.
Ao longo do dia, houve manifestações militares e um depoimento de grinaldas na tumba do soldado desconhecido.
O evento foi considerado o maior desfile militar de Washington, DC, desde 1991, quando o presidente George HW Bush realizou um desfile militar no final da Guerra do Golfo.
A dramática divisão de telas entre Washington, DC e outras cidades do país acontece em um contexto de tensões constantes em Los Angeles, que aumentaram desde que Trump enviou à Guarda Nacional para reprimir protestos contra políticas de imigração.
A celebração também acontece em um momento em que as tensões continuam aumentando no Oriente Médio após os ataques de Israel às instalações nucleares do Irã e aos ataques de retaliação do Irã.
Um ponto particularmente controverso para os críticos do evento de Washington, incluindo alguns republicanos, foi o seu alto custo. No total, o evento pode custar até US $ 45 milhões, segundo um porta -voz do Exército.
Mas Trump disse que o custo é “um pouco em comparação com o valor da ação”, em uma entrevista com “Meet the Press da NBC no mês passado”.
“Todos os outros países celebram suas vitórias, chegou a hora de a América fazer o mesmo”, disse Trump durante os comentários no desfile.
A celebração terminou no sábado à noite com uma exibição de fogos de artifício que começou logo após o final do desfile, apesar da ameaça iminente de tempestades.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.