A operação da polícia federal contra o ex -presidente Jair Bolsonaro gerou repercussões no mercado financeiro e alertas iluminados sobre possíveis impactos nas relações comerciais entre o Brasil e os Estados Unidos.
“Se já chegou a esse nível de relacionamento entre Bolsonaro e Trump, através da intermediação de Eduardo Bolsonaro, é possível que ele realmente aposte e tributa novos produtos e serviços”, disse o Economista do IBMEC-RJ e o professor de relações internacionais, José Niemeyer, em entrevista ao Radarde Times Brasil – CNBC exclusivo licenciado.
Entre os produtos que podem ser afetados, Niemeyer citou as exportações de carne bovina. “O Brasil exporta muito a frente de boi para os Estados Unidos, usada na produção de hambúrguer, que é um dos alimentos mais consumidos pelos americanos”, disse ele.
Leia mais:
Trump ameaça o BRICS e defende a hegemonia do dólar: “Se a perdermos, é como perder uma guerra mundial”
“Eles querem me tirar do jogo político”, diz Bolsonaro por volta de 8 de janeiro, inquérito
O professor avalia que o Brasil depende mais economicamente dos EUA do que o contrário, mas adverte que a medida pode minar a própria economia dos EUA. “Trump está tentando criar um município que produz tudo internamente. Ele não vai conseguir. Isso gerará um aumento na dívida pública, expectativa de inflação e juros”, explicou.
Segundo a Niemeyer, produtos como álcool anidro também ganham relevância, especialmente devido ao crescimento da produção brasileira a partir de milho. “Não derrubamos nenhuma árvore para plantar cana -de -açúcar. Estes são estados onde as florestas já haviam sido derrubadas desde a formação do país”, disse ele.
Diplomacia e vaidade
Comentando o impacto das declarações públicas dos líderes políticos no caso, Niemeyer avaliou que o presidente Luiz Inacio Lula da Silva deveria reduzir sua exposição ao assunto. “É melhor que ele se retire um pouco, especialmente as notícias, e coloque a negociação no colo daqueles que sabem negociar”, sugeriu ele, referindo -se à equipe de Itamaraty.
O economista também criticou o uso de medidas comerciais como uma forma de interferência na política interna de outro país. “Não se encaixa. O presidente dos Estados Unidos não pode fazer uma troca que envolva chantagem entre questões que dizem respeito a toda a sociedade brasileira”, disse ele.
Possíveis caminhos
Para Niemeyer, existem dois caminhos possíveis para o Brasil diante da tarifa anunciada. O primeiro seria o técnico e diplomático, baseado em tratados econômicos e internacionais. O segundo, o mais político, procuraria defender a soberania brasileira de maneira mais assertiva. Ele considera que a primeira opção oferece mais chances de sucesso.
“A vaidade dos dois líderes – Lula e Trump – não contribui para a resolução institucional do conflito”, concluiu. Ele argumentou que as negociações são conduzidas por diplomatas como o chanceler Mauro Vieira e o embaixador Maria Luisa Viotti, representantes que, segundo ele, têm a qualificação necessária para conduzir as negociações com os EUA.
–
Onde assistir ao maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings