Em uma declaração conjunta, os ministros e gerentes de finanças do Banco Central do G20 dizem que as autoridades monetárias “estão fortemente comprometidas em garantir a estabilidade dos preços, de acordo com seus respectivos mandatos, e continuarão a ajustar suas políticas baseadas em dados. A independência dos bancos centrais é crucial para alcançar esse objetivo.”
O documento foi emitido após uma reunião entre o dia 17 e o 18 em Durban, na África do Sul, e é o primeiro da trilha financeira desde outubro do ano passado, antes da eleição do presidente dos EUA, Donald Trump.
A declaração ocorre depois de constantes críticas republicanas ao presidente do Federal Reserve, Jerome Powell. Por sua vez, o documento foi alcançado na ausência do secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, embora Washington tenha sido representado por Michael Kaplan, subsecretário do Tesouro para Assuntos Internacionais.
A África do Sul ocupa a presidência giratória do grupo de países e será substituída pelos EUA no próximo mandato.
Leia mais:
BRICS Brasil: Country aumentou o debate em transição de energia depois de assumir o G20, diz o consultor da MME
O PIB dos países do G20 sobe 0,8% no primeiro trimestre de 2025
Ganho
A declaração também enfatiza a importância de fortalecer a cooperação multilateral para lidar com riscos existentes e emergentes para a economia global.
“Continuaremos a realizar esforços que promovam a prosperidade e reconheçam a importância da Organização Mundial do Comércio (OMC) para promover questões comerciais e reconhecer as regras acordadas na OMC como parte integrante do sistema comercial global”, o documento emitido após uma reunião entre o dia 17 e o 18º em Durban, África do Sul, e foi o primeiro da trilha financeira desde o ano passado.
“Reconhecemos que a OMC enfrenta desafios e precisa de reformas significativas, necessárias e abrangentes para melhorar todas as suas funções por meio de abordagens inovadoras, a fim de se tornar mais relevante e responsivo às realidades atuais”, diz o comunicado.
Ainda em organismos multilaterais, o G20 reafirma um compromisso com um histórico monetário internacional (Formio Forte, com base em cotas e recursos adequados no centro da Rede Global de Segurança Financeira.
“Reconhecemos, no entanto, que a construção de consenso entre membros sobre cotas e reformas de governança exigirá progresso em etapas. Apoiamos o apelo ao Conselho Executivo do FMI para desenvolver um conjunto de princípios que orientam futuras cotas e discussões de governança para 2026 reuniões de primavera”, diz o comunicado.
“Continuaremos envolvidos construtivamente para abordar as preocupações com relação aos impostos mínimos globais, com o objetivo comum de encontrar uma solução equilibrada e prática que seja aceitável para todos”, diz ele.
“A realização de uma solução deve incluir o compromisso de garantir que quaisquer riscos substanciais que possam ser identificados em relação a condições iguais, incluindo uma discussão sobre o tratamento justo dos incentivos tributários com base na substância e os riscos de erosão da base tributária e a transferência de lucros, que serão abordados e facilitarão o resultante de um novo progresso para estabilizar o sistema tributário internacional, incluindo um diálogo construtivo dos impostos.
–
Onde assistir ao maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings