O presidente dos EUA, Donald Trump, alertou Vladimir Putin na terça -feira que estava “brincando com fogo” em um novo ataque ao seu colega russo, considerando novas sanções contra Moscou devido à guerra na Ucrânia.
As últimas críticas de Trump mostraram sua frustração com negociações de paz paralisadas e ocorreram dois dias depois que ele chamou o líder do Kremlin de “totalmente louco” depois de um recorde de ataque de drones na Ucrânia russo.
Leia também:
Trump elogia o passo “positivo” nas negociações com a UE, enquanto os mercados esperam pelo acordo
Os estoques de mídia da Trump caem 10% depois que a empresa anuncia uma captura de US $ 2,5 bilhões para comprar bitcoin
Trump alerta de consequências
“O que Vladimir Putin não percebe é que, se não fosse por mim, muitas coisas realmente ruins teriam acontecido com a Rússia, e eu quero dizer muito ruim. Ele está brincando com fogo!” disse Trump em sua rede de verdade social.
Trump não especificou quais seriam as coisas realmente ruins ou fizeram ameaças específicas. A Casa Branca não respondeu imediatamente a uma solicitação de comentários da AFP.
Possíveis novas sanções
No entanto, o Wall Street Journal e a CNN relataram que Trump estava considerando novas sanções contra a Rússia nesta semana, embora observando que ele ainda poderia mudar de idéia.
Ele disse a repórteres no domingo que estava “absolutamente” considerando o aumento das sanções contra Moscou.
Seu antecessor, Joe Biden, impôs amplas sanções após a invasão da Ucrânia da Rússia em fevereiro de 2022, mas Trump até agora evitou o que ele diz que poderia ser sanções “devastadoras” aos bancos russos.
Mudança de postura em relação a Putin
As receitas recentes de Trump marcam uma grande mudança em relação à sua atitude anterior em relação a Putin, a quem ele geralmente fala com admiração e evitou anteriormente criticar.
O magnata republicano prometeu durante a campanha eleitoral de 2024 para encerrar a guerra na Ucrânia em 24 horas e disse que sua amizade com Putin, já que seu primeiro mandato ajudaria a fechar um acordo.
No entanto, Trump expressou crescente frustração com a posição de Moscou nas estagnadas negociações de trégua de Kiev.
‘Fim do jogo’
Essa frustração transbordou no fim de semana, quando a Rússia lançou um bombardeio de drones recorde na Ucrânia, matando pelo menos 13 pessoas.
“Eu sempre tive um relacionamento muito bom com Vladimir Putin, da Rússia, mas algo aconteceu com ele. Ele era totalmente louco!” Disse Trump em um post no Truth Social na noite de domingo (25).
Críticas aos esforços de Zelensky e paz
No entanto, Trump também criticou o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky – com quem teve uma discussão incrível no salão oval em fevereiro – dizendo no domingo que “não estava fazendo nenhum favor ao seu país enquanto fala da maneira que fala”.
Os ataques da Rússia continuaram apesar de um telefonema entre Trump e Putin há oito dias, nos quais o líder dos EUA disse que o presidente russo concordou em “imediatamente” começar a cessar -fogo.
Moscou acusou Kiev na terça -feira de tentar “desestabilizar” os esforços de paz e disse que seus ataques aéreos na Ucrânia nos últimos dias foram uma “resposta” ao aumento dos ataques de drones ucranianos contra seus próprios civis.
Pressão para sanções no Congresso dos EUA
Os parlamentares dos EUA também intensificaram os pedidos de sanções.
O senador republicano veterano Chuck Grassley disse em X que era “hora de sanções” fortes o suficiente para Putin saber que era “o fim do jogo”.
Dois outros senadores, o republicano Lindsay Graham e o democrata Richard Blumenthal, também pediram fortes sanções “secundárias” de países que compram matérias -primas de petróleo, gás e russo.
Expectativas para negociações de paz
O enviado de Trump à Ucrânia, Keith Kellogg, disse à Fox News na terça -feira (27) que a “frustração do presidente dos EUA é compreensível” após ataques recentes da Russa.
Kellogg acrescentou que esperava as próximas negociações de paz entre a Rússia e a Ucrânia, se elas ocorrem, ocorreram em Genebra depois que Moscou rejeitou o Vaticano como um lugar.
Depois disso, o objetivo seria “reunir o presidente, o presidente Putin e o presidente Zelensky e resolver esse problema”, acrescentou.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos rápidos: Samsung TV Plus, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings