O presidente Donald Trump disse na terça-feira que o Canadá poderia fazer parte de seu proposto sistema de defesa de antimiseis-o chamado “cúpula dourada”-por livre … desde que aceite se tornar parte dos Estados Unidos.
Caso contrário, custaria ao Canadá US $ 61 bilhões para ingressar no sistema, disse Trump, que sugeriu repetidamente que o vizinho dos EUA se tornou o 51º estado.
Leia também
EUA: a confiança do consumidor em maio foi muito mais forte do que o esperado devido ao otimismo em relação aos acordos comerciais
Os países do sudeste asiático expressam ‘profunda preocupação’ com as tarifas dos EUA
Trump elogia o passo “positivo” nas negociações com a UE, enquanto os mercados esperam pelo acordo
O interesse do Canadá e a reação de Trump
O Canadá já demonstrou interesse em ingressar no sistema de mísseis – cujos planos de Trump revelaram na semana passada para se defender contra uma ampla gama de armas inimigas – mas rejeitou firmemente qualquer perda de soberania.
“Eu disse ao Canadá, que realmente quer fazer parte do nosso fabuloso sistema Golden Summit, que custará US $ 61 bilhões se continuarem sendo uma nação separada, mas desigual”, publicou Trump em sua rede de Trath Social.
“Mas custará zero dólares se eles se tornarem nosso querido estado. Eles estão considerando a oferta”, acrescentou.
Não houve resposta imediata do Canadá às declarações de Trump.
Planos para o sistema “Golden Summit”
Trump anunciou os planos para o sistema “Golden Summit” há uma semana, afirmando que custaria cerca de US $ 175 bilhões (aproximadamente R $ 855 bilhões) e estaria operacional até o final de seu mandato em 2029.
Segundo especialistas, no entanto, o projeto enfrenta enormes desafios técnicos e políticos, e custando muito mais do que o presidente estimaria para alcançar seus objetivos.
Trump também mencionou na época que o Canadá estava interessado em participar do sistema de mísseis. O primeiro -ministro canadense Mark Carney confirmou que seu país havia realizada conversas de “alto nível” sobre isso.
Parceria de Defesa Continental
Ambos os membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), Canadá e Estados Unidos são parceiros longos em defesa continental através do Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte (NORAD).
No entanto, o projeto agora parece pronto para aumentar as tensões que Trump já causou ao Canadá.
Carry, educado, mas firmemente, rejeitou as sugestões de Trump para que o Canadá se tornasse parte dos Estados Unidos quando ele visitou a Casa Branca no início deste mês, afirmando que seu país nunca estava à venda.
No entanto, o primeiro -ministro canadense e Trump parecia ter suavizado algumas das tensões sobre as tarifas que o presidente dos EUA imposto a Ottawa.
Em todo o mundo, a Coréia do Norte não recebeu o anúncio do sistema de Trump: o líder supremo do país Kim Jong-un chamou o projeto de “ameaça muito perigosa”.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos rápidos: Samsung TV Plus, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Siga os tempos Brasil – Licenciado exclusivo da CNBC no Google News