O presidente dos EUA, Donald Trump, disse na quarta -feira (4) que era “extremamente difícil” fechar um acordo com seu colega chinês, Xi Jinping, Numa época em que a Casa Branca sugeriu que os dois líderes pudessem conversar nesta semana em meio a crescentes tensões comerciais.
Scott Bessent, secretário do Tesouro dos EUA, disse na quinta -feira nos Estados Unidos que as negociações comerciais estavam “ligeiramente paralisadas” e que os líderes de ambos os países provavelmente Eles precisariam pronunciar.
Na segunda -feira, um funcionário alto Casa Branca disse para CNBC o que Trump e Xi provavelmente falariam esta semana.
Não ficou claro se essa conexão havia sido organizada.
“Gosto do Presidente Xi da China, sempre gostei e sempre vou gostar, mas é muito difícil e extremamente difícil fazer um acordo !!!”, escreveu Trump sobre a verdade social.
Washington e Pequim se culpam por violar um acordo comercial na Suíça em 12 de maio.
O acordo incluiu uma suspensão de 90 dias da maioria das tarifas, bem como a ampla revogação da falsificação comercial da China contra os EUA impostos desde o início de abril.
A China não aliviou significativamente as restrições às exportações de terras raras, ao contrário das expectativas de Washington.
Pequim também criticou os EUA por esforços avançados para limitar o acesso da China a tecnologias avançadas.
Na semana passada, o governo de Trump também anunciou que começaria Revogar os vistos para estudantes chineses.
O ministro das Relações Exteriores chinês Wang Yi disse durante sua primeira reunião com o novo embaixador dos EUA David na terça -feira que as recentes séries de “medidas negativas” do governo de Trump foram baseadas em “razões infundadas” e prejudicaram os direitos e interesses legítimos da China, de acordo com a China declaração oficial.
Na declaração, as autoridades chinesas citaram dizendo que Trump tinha “grande respeito” em Xi, ao mesmo tempo, quando pediu aos EUA que “encontrasse a China no meio do caminho” e trabalhasse juntos para trazer relacionamentos bilaterais de volta ao “caminho certo”.
“Aparentemente, Pequim está tentando dar a impressão de que Trump quer falar. Pequim faz publicamente que a ligação está se aproximando”, disse Neo Wang, economista e estrategista -chefe da China no Evercore ISI.
Ele disse que a reunião entre Perdue e o principal diplomata chinesa foi projetada para construir as necessidades de confiança de Pequim, “para que Xi não fique envergonhado por Trump após a conexão, com palavras ou ações”.
Trump e Xi conversaram pela última vez em janeiro, pouco antes da inauguração do presidente para seu segundo mandato.
Embora Trump tenha afirmou nas últimas semanas que eu gostaria de conversar com xi, Os analistas esperam que a China concorde com isso apenas se houver certeza de que não haverá surpresas nos EUA durante a chamada.
Em um Publicação em x na noite de terça -feira, O embaixador dos EUA disse que enfatizou Wang as prioridades dos EUA em relação ao comércio, fentanil e imigração ilegal, bem como a importância de manter a comunicação entre os dois países.
–
Onde assistir ao maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.