As tarifas americanas foram mais uma vez o centro das atenções na Europa na quarta -feira (4), com a entrada em vigor da taxa de 50% do presidente Donald Trump sobre importações de aço e alumínio para os EUA.
Anunciado na semana passada e assinada por Trump na terça -feira, o pedido dobra de 25% a 50% em todas as importações de metal dos EUA, com o presidente afirmando que a medida protegerá a indústria siderúrgica americana em meio a uma onda de importações de aço estrangeiras mais baratas e uma demanda global mais fraca.
Canadá e México são os maiores exportadores de aço para os EUA, com outras grandes fontes, incluindo Brasil e Coréia do Sul.
Os exportadores europeus de aço para os EUA, incluindo Alemanha, Itália, Suécia e Holanda, serão severamente afetados pela nova taxa de 50%. O Reino Unido obteve uma suspensão temporária, com uma taxa de 25% restante em vigor enquanto os detalhes do acordo comercial assinados recentemente pelo Reino Unido com os EUA são definidos.
Leia mais
Siga a cobertura real da guerra comercial
A Casa Branca envia uma carta aos parceiros de negócios pedindo ‘melhor proposta’ para concordar
Trump disse que assinou a ordem das tarifas de aço na terça -feira que o Reino Unido merecia um “tratamento diferente” de seus pares europeus devido ao “Acordo de Prosperidade Econômica” assinado em 8 de maio.
Espera -se que a taxa de 25% seja removida como parte do acordo comercial, embora Trump tenha alertado que poderia até aumentar a taxa do Reino Unido para 50% “em ou após 9 de julho” se a Casa Branca “determinar que o Reino Unido não cumpriu os aspectos relevantes do EPD”.
Os EUA representam 7% do total de exportações de aço do Reino Unido, com uma negociação no valor de £ 370 milhões (US $ 500 milhões) em 2024, de acordo com a UK Steel.
O diretor geral da Associação Comercial, Gareth Stace, disse na terça -feira que a isenção do Reino Unido da taxa de 50% foi “um intervalo de boas -vindas”, mas instou Londres e Washington a cumprir seu acordo comercial para remover completamente as tarifas.
“A manutenção de tarifas de 25% beneficiará as remessas já em operação, que temíamos que seriam afetadas por um aumento de impostos”, afirmou ele em comunicado.
“No entanto, ainda há incerteza sobre prazos e taxas finais, e agora os clientes dos EUA ficarão se perguntando se devem ou não correr pedidos para o Reino Unido”, acrescentou, alertando que as taxas chegam em “um momento já difícil para a nossa demanda geral e a fraca demanda”.
Chrysa Glystra, diretora de política comercial da Reino Unido, disse à CNBC na quarta -feira que o setor estava “muito satisfeito em acordar com apenas 25%de tarifas, ao contrário do resto do mundo, que acordou com 50%de tarifas”.
“Reconhecemos que isso exigiu um grande esforço do governo do Reino Unido. Só a sabíamos tarde da noite passada, por isso é um grande alívio”, disse ela ao programa “Squawk Box Europe”. CNBC.
Ela observou que grande parte do aço do Reino Unido exportado para os EUA é material “especializado e de alto valor” e não é os EUA porque “é barato ou abaixo do preço doméstico. De fato, é material que não está disponível nos EUA e, portanto, alguns clientes ainda estarão dispostos a pagar essa taxa para obtê -la … mas uma taxa de 25% é punitiva, um 50% é proibido”.
Pano
Enquanto isso, a União Europeia está furiosa com uma tarifa de 50% em aço, afirmando que tal medida “prejudica” suas negociações comerciais em andamento com os EUA.
Um porta -voz da UE afirmou que o bloco estava “preparado para impor contratado”, embora não tenha fornecido mais detalhes sobre como eles poderiam assumir.
“Se nenhuma solução mutuamente aceitável for alcançada, as medidas existentes e adicionais da UE entrarão em vigor automaticamente em 14 de julho ou se as circunstâncias exigirem”, disse o porta-voz. CNBC Reproduction International
Analistas dizem que as taxas de Trump forçarão o alto dos preços do aço nos EUA, levando a preços mais altos para a indústria e as montadoras e os consumidores que compram alimentos e bebidas enlatadas.
Mas, embora se espera que o impacto inflacionário nos preços das casas nos EUA seja grave, o efeito na Europa será mais misto, com alguns compradores e fabricantes e pode se beneficiar de preços mais baixos à medida que mais aço é redirecionado para a região, analistas disseram aos analistas para os analistas para CNBC Essa semana.
–
Onde assistir ao maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.