O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse na terça -feira que seu objetivo é alcançar um “fim real” para o conflito entre os rivais de Israel e o Irã, não apenas um cessar -fogo após cinco dias de ataques mútuos.
“Não estou procurando um cessar -fogo, queremos algo melhor do que um cessar -fogo”, disse Trump a jornalistas a bordo da Força Aérea Um antes de retornar aos Estados Unidos após a cúpula do G7 no Canadá.
O presidente afirmou que procura “um fim, um fim real, não um cessar -fogo”, acrescentando que ele quer uma “rendição completa” do Irã.
Trump novamente alertou o Irã para não atacar tropas e ativos americanos no Oriente Médio, afirmando que “a resposta seria tão difícil, sem restrições”.
O presidente dos EUA deixou a reunião do G7 um dia antes do esperado, enquanto Israel e o Irã trocaram ataques pelo quinto dia consecutivo – com Israel atingindo alvos nucleares e militares iranianos e Teerã respondendo com lançamentos de mísseis.
Trump evitou declarar se os Estados Unidos participariam da ação militar israelense, embora ele tenha dito que Washington não estava envolvido nos ataques iniciais. A Casa Branca reiterou que as forças americanas mantêm a postura defensiva.
Sem ‘negociações de paz’ com o Irã
No voo de volta a Washington, Trump disse a repórteres a bordo do Air Force One, que ele estaria na sala da Casa Branca na terça -feira de manhã.
A sala da situação é onde os presidentes reúnem o Conselho de Segurança Nacional em tempos de crise geopolítica ou para comandar grandes operações militares.
Em uma publicação posterior sobre a Truth Social, Trump também afirmou que “ele não procurou o Irã para” negociações de paz “de forma alguma”. “Se eles querem conversar, sabem como me encontrar. Eles deveriam ter aceitado o acordo que estava na mesa – teria salvado muitas vidas !!!”
Leia mais:
Trump diz que não procurou o Irã para negociar paz
Desde que Trump retirou os Estados Unidos do acordo nuclear anterior em 2018, o Irã expandiu o enriquecimento do urânio, embora ainda sem atingir níveis para fazer uma bomba atômica.
Os Estados Unidos, Israel e Aliados Ocidentais afirmam repetidamente que não permitirão que o Irã obtenha armas nucleares.
‘Errado’
Na segunda -feira, Trump disse que seu afastamento antecipado da cúpula do G7 “não tinha nada a ver” com um possível cessar -fogo entre Israel e o Irã, criticando o presidente da França Emmanuel Macron por sugerir o contrário.
“O presidente Emmanuel Macron, da França, em busca de publicidade, disse erroneamente que deixei a cúpula do G7 no Canadá para retornar a Washington e trabalhar em um” cessar -fogo “entre Israel e Irã”, escreveu Trump sobre a verdade social.
“Errado! Ele não tem idéia de por que estou a caminho de Washington, mas certamente não tem nada a ver com cessar -fogo. É muito maior.”
Leia também:
Trump deixa o cume do G7 mais cedo devido à situação no Oriente Médio
Macron sugeriu que os Estados Unidos estariam prontos para uma iniciativa diplomática em relação ao Irã. “Houve uma oferta para uma reunião e um diálogo”, disse Macron a jornalistas à margem da cúpula do G7. “Se os Estados Unidos receberem um cessar -fogo, será muito positivo”.
Os líderes do G7, reunidos na segunda -feira, pediram “quebrado” no Oriente Médio, começando com o conflito entre Israel e o Irã. Eles enfatizaram que Israel “tem o direito de se defender” e que os civis precisam ser protegidos de ambos os lados.
Trump já havia emitido um aviso sombrio aos moradores da capital iraniana. “Todo mundo deve evacuar Teerã imediatamente!” Ele escreveu sobre a verdade social.
–
Onde assistir ao maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings