O presidente Donald Trump falou por telefone com o presidente da China, Xi Jinping, disse a agência de notícias chinesa Xinhua na quinta -feira (5).
A conexão foi iniciada por Trump, informou o Ministério das Relações Exteriores de Pequim em comunicado subsequente.
A Casa Branca não respondeu imediatamente ao pedido de comentário da CNBC sobre o relatório.
As ações foram abertas na manhã de quinta -feira (5), com os investidores esperando que a conexão entre Trump e Xi quebre o impasse atual nas negociações comerciais.
O impasse entre as duas superpotências econômicas – cujo relacionamento comercial totalizou quase US $ 600 bilhões em 2024 – está pesando no regime tarifário mais amplo de Trump, que já está tendo um impacto no mundo real.
Trump estava ansioso para conversar com XI, pois as relações comerciais tensas entre os dois países pioraram ainda na semana passada.
Embora Washington e Pequim reduzam temporariamente os produtos após as negociações construtivas da Suíça no mês passado, esse acordo provisório foi ameaçado desde então.
O governo de Trump acusou publicamente Pequim de adiar sua promessa de aprovar a exportação de minerais mais críticos, resultado de negociações em Genebra.
A China, por sua vez, expressou profunda frustração com a recente decisão de impor novas restrições aos vistos de estudantes chineses. Ele também acusou o governo de Trump de minar o recente progresso comercial, emitindo um alerta do setor contra o uso de semicondutores chineses.
O governo de Trump também impôs restrições adicionais à exportação de chips. A Casa Branca afirma que as medidas são necessárias para proteger a segurança nacional, mas Pequim as considera punitivas.
A conversa foi apenas a segunda vez este ano que os dois líderes se encontraram por telefone. Trump e Xi falaram no início de 17 de janeiro, antes da inauguração do presidente dos EUA.
Antes da última ligação, Trump elogiou Xi em uma publicação de mídia social que também demonstrou sua frustração.
“Gosto do Presidente Xi da China, sempre gostei e sempre vou gostar, mas é muito difícil e extremamente difícil fazer um acordo !!!”, escreveu Trump na quarta -feira de manhã (4).
A China tem sido um dos principais alvos dos esforços de Trump para impor altos tarifas unilaterais com o objetivo declarado de recalorar as relações comerciais dos EUA com o resto do mundo.
Trump aumentou as taxas gerais das importações chinesas em até 145% em abril, apesar de ter reduzido temporariamente tarifas na maioria dos outros países para 10%. Pequim aumentou as taxas dos produtos americanos para 125% em retaliação.
As tarifas efetivamente levaram a um embargo entre as duas superpotências econômicas, cujo relacionamento comercial totalizaria quase US $ 600 bilhões em 2024.
No entanto, esse impasse parecia mudar em meados de maio, após negociações em Genebra, que ambos os lados descreveram como bem-sucedidos e produtivos.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.