May registrou a alta e as exportações de auto -vasos, mas retirou a produção. De acordo com os dados divulgados pela Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Motorizados (ANFAVEA) na quinta -feira (5), 214,7 mil unidades foram produzidas no mês, o que representa uma retração de 5,9% em comparação com abril.
Comparado a maio de 2024, houve um crescimento de 28,8%, influenciado por uma base de comparação comprometida por inundações no Rio Grande do Sul no ano passado. No 2025 acumulado, a produção totaliza 1,03 milhão de unidades, um aumento de 10,6% no mesmo período de 2024.
“Tivemos bons resultados de exportação devido ao aquecimento do mercado argentino e a boas vendas domésticas médias em maio, de 10,7 mil unidades. O retiro na produção, no entanto, indica perda de vendas para importados, bem como alguns cautelosos de fabricantes em relação à expectativa de vendas nas próximas semanas”, disse o presidente da IGOR Calvet.
Leia também:
As vendas de veículos aumentam 16,2% em maio antes de maio de 2024, mostra a Fenabrave
Byd registra operação no Brasil com chegada de 7,2 mil veículos elétricos
Lugares atingem 1 milhão no ano
Os autovestres atingiram 1 milhão de unidades no ano, uma marca alcançada na última terça-feira (3), uma semana antes em 2024. Em maio, 225,7 mil unidades estavam inchadas, um aumento de 8,1% no mês anterior. O acumulado do ano registra 986,1 mil unidades, com crescimento de 6,1% em comparação com o mesmo período de 2024.
Os segmentos de automóveis, comerciais leves e de ônibus registraram desempenho positivo, enquanto o segmento de caminhões manteve a tendência descendente. Em maio, as vendas de caminhões caíram 2,1% em comparação com abril e 4,2% em comparação com maio do ano anterior. “O aumento da taxa de juros afetou especialmente os segmentos de caminhões pesados e extraviosos”, disse Anfavea.
Veículos eletrificados quebram recorde
Os veículos híbridos e elétricos representaram 10,4% das placas em maio, a maior porcentagem da série histórica. No total, havia 22,3 mil unidades do segmento registrado no mês.
Exportações avançando, as importações também crescem
As exportações mantiveram a trajetória de alta, com 51.500 unidades embarcadas em maio. O volume representa quase duas vezes mais registrado no mesmo mês do ano anterior. Em 2025, as exportações excederam 200.000 unidades, uma marca que só foi atingida em julho do ano passado. O crescimento no ano é de 56,6%.
As importações também avançaram, com 39,7 mil unidades em maio e 190 mil no ano. Os modelos estrangeiros representavam 54% do crescimento do mercado brasileiro, representando 65% da elevação no segmento de automóveis.
“Há um aumento saudável no fluxo comercial com a Argentina, mas no caso de modelos da China, verificamos um bilhete atípico, beneficiado por uma tributação muito menor do que vemos em outros países produtores, o que gera uma distorção perigosa em nosso mercado”, alertou Calvet.
–
Onde assistir ao maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings