O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou na quinta-feira (12), uma resolução que bloqueia a regra pioneira da Califórnia que proíbe a venda de novos carros movidos a gasolina a partir de 2035. A resolução foi aprovada pelo Congresso dos EUA no mês passado e tem como objetivo cancelar a tentativa mais agressiva do país de eliminar gradualmente os carros gasosolinos.
Também aprovou medidas para revogar as políticas estaduais que restringem as emissões em certos veículos e poluição por óxido de nitrogênio causados por caminhões.
Trump chamou os regulamentos da Califórnia de “loucos” durante uma cerimônia da Casa Branca. “Foi um desastre para este país”, disse ele.
Leia mais:
Trump liga
O governador da Califórnia diz que Trump coloca a ‘democracia sob ataque’
Isso ocorre quando o presidente republicano está envolvido em um conflito com o governador democrata da Califórnia, Gavin Newsom, sobre a decisão de Trump de enviar tropas para Los Angeles em resposta a protestos contra a imigração. É o último episódio de uma batalha contínua entre o governo de Trump fortemente democrata e a Califórnia em questões que incluem tarifas, direitos ao jovem LGBTQ+ e financiamento para carregadores de veículos elétricos.
A Califórnia deve contestar a última medida de Trump que altera as regras padrão do veículo.
“Se é um dia que termina em Y, é outro dia de guerra de Trump contra a Califórnia”, disse o porta -voz do Newsom, Daniel Villaseñor, em um email. “Estamos reciclando.”
As três resoluções Trump assinaram assinadas para bloquear a regra da Califórnia para eliminar gradualmente os carros a gasolina e encerrar a venda de novos veículos até 2035.
Eles também eliminarão as regras que eliminam gradualmente a venda de veículos a diesel médio e grande e reduzirão as emissões de exaustão de caminhões.
Newsom, considerado um provável candidato democrata para a presidência em 2028, e as autoridades da Califórnia dizem que o que o governo federal está fazendo é ilegal e disse que o estado planeja entrar com uma ação judicial.
As assinaturas ocorrem quando Trump prometeu reviver a fabricação de carros americanos e aumentar a perfuração de petróleo e gás.
A medida segue outras ações do governo de Trump para reverter as regras destinadas a proteger o ar e a água e reduzir as emissões que causam mudanças climáticas.
A Agência de Proteção Ambiental (EPA) propôs na quarta -feira a revogação das regras que limitam as emissões de gases de efeito estufa e usinas de gás natural.
Dan Becker, do centro à diversidade biológica, disse que a assinatura das resoluções foi “a mais recente traição de Trump para a democracia”.
“Assinar esse projeto é um abuso flagrante da lei para recompensar grandes empresas de petróleo e automóveis às custas da saúde e do bolso de pessoas comuns”, disse Becker em comunicado.
A Califórnia, que possui uma das piores taxas de poluição do ar no país, conseguiu obter permissões de EPA por décadas para adotar padrões mais rígidos de emissões do que o governo federal.
Em seu primeiro mandato, Trump revogou a capacidade da Califórnia de aplicar seus padrões, mas o presidente democrata Joe Biden os restaurou em 2022. Trump ainda não tentou revogar -os novamente.
Os republicanos há muito criticam essas permissões e, no início deste ano, optaram por usar a lei de revisão do Congresso, uma lei que visa melhorar a supervisão do Congresso sobre as agências federais para tentar bloquear as regras.
Isso apesar da conclusão do Gabinete de Contabilidade do Governo dos EUA, um órgão de supervisão do Congresso Apartidal, que os padrões da Califórnia não podem ser legalmente bloqueados usando a lei de revisão do Congresso.
A Califórnia, que representa cerca de 11% do mercado automotivo dos EUA, tem um poder significativo para influenciar as tendências da indústria automotiva. Cerca de uma dúzia de estados assinou a adoção da regra da Califórnia que elimina gradualmente a venda de novos carros com potência de gasolina.
A Associação Nacional de Concessas Automóveis apoiou a decisão do governo federal de acabar com a proibição da Califórnia em carros com potência de gasolina, afirmando que o Congresso deveria decidir sobre uma questão nacional como essa, não o estado.
A American Trucker Association afirmou que as regras não eram viáveis e comemorou a decisão do Congresso de bloqueá -las.
–
Onde assistir ao maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings