O presidente Donald Trump emitiu uma ordem executiva na sexta -feira (13), aprovando a fusão da US Steel com a Nippon Steel do Japão depois que as empresas assinaram um acordo de segurança nacional com o governo dos EUA.
O presidente Donald Trump emitiu uma ordem executiva na sexta -feira, aprovando a fusão da US Steel com a Nippon Steel do Japão, depois que as empresas assinaram um acordo de segurança nacional com o governo dos EUA.
Leia mais:
Trump: o ataque de Israel será ótimo para o mercado, porque o Irã não terá uma arma nuclear
Trump autoriza uma fusão entre a Nippon Steel e a US Steel após o governo Biden Barrar Business
Trump se opôs à controversa venda de aço dos EUA
Trump se opôs à controversa venda da US Steel a Nippon durante a campanha eleitoral presidencial de 2024, já que os republicanos e os democratas estão comprometidos em proteger as empresas americanas contra competições estrangeiras. No entanto, Trump começou a suavizar sua oposição assumindo o cargo, ordenando uma nova revisão do acordo em abril. O presidente Joe Biden bloqueou a venda de aço dos EUA para Nippon em seus últimos dias, citando preocupações de segurança nacional, embora o Japão seja um aliado próximo.
Descrição do contrato gera confusão
Trump evitou chamar o contrato de aquisição ou fusão, descrevendo -o como uma “parceria” em um post em 23 de maio em sua plataforma de mídia social, Truth Social. Ele insistiu que a US Steel permanecerá “sob controle dos EUA” durante um discurso para os trabalhadores em uma das plantas da empresa nos arredores de Pittsburgh em 30 de maio.
A US Steel deixou claro que se tornaria uma “subsidiária completa” da Nippon North America sob os termos do acordo de fusão, em um documento apresentado em 8 de abril à Comissão de Valores Mobiliários. A descrição de Trump do acordo como uma “parceria” causou confusão entre investidores e liderança sindical.
Garantias para os trabalhadores de aço dos EUA
O presidente disse aos trabalhadores do aço que Nippon será um “grande parceiro”. O governo Trump está atualmente envolvido em negociações comerciais com o Japão, enquanto os investidores aguardam ansiosamente sinais de que os EUA farão acordos com parceiros -chave para evitar tarifas altas.
Trump disse às siderúrgicas que Nippon concordou em manter os móveis UPS da US Steel operando pelo menos 10 anos. O presidente afirmou que o acordo não resultará em demissões e prometeu que “não haverá terceirização”. Ele disse que os trabalhadores receberão um bônus de US $ 5.000.
Impacto das tarifas no aço
Trump anunciou que estava dobrando as tarifas sobre importações de aço para 50% durante seu discurso para os trabalhadores de aço dos EUA. Essas taxas entraram em vigor em 4 de junho.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.