As tarifas impostas pelos Estados Unidos levaram a gigante japonesa Toyota a reduzir sua previsão anual de lucro líquido em 14% na quinta -feira (7).
A maior montadora de vendas de veículos do mundo agora espera um lucro líquido de 2,66 trilhões de ienes (US $ 18,06 bilhões), abaixo de 3,1 trilhões de ienes estimados.
“Devido ao impacto das tarifas dos EUA e outros fatores, os resultados reais tiveram uma redução na receita operacional e a previsão foi revisada”, afirmou a empresa em comunicado.
As ações da montadora caíram para 2,4% na tarde na bolsa de valores de Tóquio, antes de se recuperar parcialmente.
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Em abril, o governo de Trump impôs uma tarifa de 25% aos carros japoneses importados pelos Estados Unidos, causando um golpe duro ao Japão e seu setor automotivo crucial.
Embora Tóquio e Washington tenham anunciado um acordo comercial em julho, reduzindo essa taxa para 15% e oferecendo algum alívio ao setor, ainda não está claro quando o acordo entrará em vigor.
Também há incerteza sobre se as taxas de carros – assim como outras tarifas “recíprocas” – serão limitadas a 15%ou se serão adicionadas às que já existiam antes da ofensiva tarifária de Trump.
A indústria automotiva já estava enfrentando uma taxa de 2,5%, o que significa que o imposto total é atualmente 27,5%.
A receita da Toyota no primeiro trimestre cresceu 3,5%, mas o lucro líquido despencou 36,9%.
As tarifas afetam as previsões
Os resultados foram divulgados um dia depois que a Honda informou que seu lucro líquido foi reduzido pela metade no primeiro trimestre devido às tarifas dos EUA, embora tenha aumentado sua projeção anual de lucro devido ao acordo de Washington.
Nos primeiros três meses do ano fiscal, iniciado em abril, o lucro líquido caiu para 196,67 bilhões de ienes (US $ 1,3 bilhão), uma queda de 50,2% na comparação anual, de acordo com a Honda.
A receita caiu 1,2%, para 5,34 trilhões de ienes.
A segunda maior montadora do Japão, por trás apenas da Toyota, a Honda conseguiu resistir melhor à pressão em comparação com os concorrentes japoneses.
Mais de 60% dos veículos que a Honda vende nos Estados Unidos são fabricados no país – a maior porcentagem entre todas as principais montadoras japonesas, de acordo com o analista da Bloomberg Intelligence, Tatsuo Yoshida.
O rival japonês Nissan, cuja fusão com a Honda falhou este ano e que está cortando empregos e fechando fábricas, registrou uma perda líquida de 116 bilhões de ienes (US $ 784 milhões) em julho.
A montadora alemã BMW cumpriu seus objetivos até 2025 no mês passado, apesar da queda de um terceiro em lucros trimestrais, concedido em parte às tarifas dos EUA. A empresa disse que suas grandes operações no território dos EUA permitiriam que você enfrente o impacto.
A posição contrasta com a dos rivais alemães Volkswagen e Mercedes-Benz, que rebaixaram suas projeções em meio aos efeitos das agressivas políticas comerciais de Trump.
A Ford, por sua vez, estima um impacto de US $ 2 bilhões no lucro anual devido a tarifas.
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