O economista e CEO da Amerer Consulting, Igor Lucena, disse que o cenário econômico atual tem limitações internas e externas para uma agenda de flexibilidade monetária no Brasil.
Em uma entrevista com Money Times Brasilde Times Brasil – CNBC exclusivo licenciadoEle avaliou os efeitos das atas do Banco Central, o impacto das tarifas dos EUA e as possíveis consequências no mercado doméstico.
Segundo Lucena, já era esperada a manutenção da taxa selo em 15%, mas as atas trouxeram sinais relevantes. “O mais importante dos minutos em si é o que está dizendo na íntegra, os principais pontos que são difíceis de programá -lo”, disse ele.
Entre os fatores destacados, Lucena apontou os impactos do novo sistema tarifário dos EUA, especialmente em produtos brasileiros, como o gás. Segundo ele, isso pode reduzir a capacidade de exportação do país e gerar efeitos inflacionários. “Isso nos faz perder o mercado de consumidores e reduzir o nível de investimento”, afirmou. Ele também mencionou o risco de aumento da demanda interna por alguns produtos, o que poderia pressionar os preços localmente.
Pressões fiscais e instabilidade
Lucena enfatizou que o cenário fiscal brasileiro também contribui para as dificuldades econômicas. Ele citou o acúmulo de impostos em alguns estados e problemas relacionados a precatos. “Você tem um inspetor que não está ajudando”, disse ele.
Ele alertou que quaisquer medidas de compensação para os setores afetados pelas tarifas – como subsídios ou redução de impostos – podem aumentar ainda mais a pressão nas contas públicas. “Tudo isso faz parte da conta pública e não abre espaço no banco central”, concluiu.
A avaliação é que o cenário atual deve permanecer até o final do ano, com limitações para cortes na taxa de juros. “O banco central não abriu espaço para um cronograma de redução de juros positivos”, disse ele.
Leia mais:
Chocolate, cuidados com a pele e relógios: como 39% de taxas em produtos suíços afetam os consumidores dos EUA
Itamaraty prepara a resposta aos EUA em 50% de investigação de tarifa e pix
Exportações e mercado doméstico
Lucena também analisou a possibilidade de os setores prejudicados por barreiras comerciais direcionarão sua produção para o mercado doméstico. Segundo ele, isso dependerá do tipo de produto. No setor agrícola, por exemplo, o risco seria a queda excessiva de preço, o que poderia causar danos. “Muitos produtores preferem perder a colheita do que afetar os preços internos, a ponto de as perdas serem ainda mais altas”, disse ele.
No caso de produtos manufaturados, o economista avaliou que o mercado brasileiro não tem capacidade de absorção significativa. Ele explicou que o redirecionamento para o mercado doméstico seria temporário e feito com cautela pelos exportadores. “Qualquer exportador tem muito medo de aumentar demais a oferta interna e gerar preços abaixo do custo”, afirmou.
Recomendações para investidores
Questionado sobre como os pequenos investidores podem se proteger no cenário atual, a Igor Lucena recomendou um foco na renda fixa no mercado brasileiro. “O mercado atual de renda fixa é cara, então qualquer pessoa que espera para financiar para casa, por exemplo, deve esperar”, disse ele.
Para investidores com o maior perfil de exposição internacional, Lucena apontou oportunidades nas bolsas de valores americanas e européias. Ele observou que, apesar das incertezas políticas nos EUA, as ações mantiveram a trajetória de apreciação. “Mesmo se houver uma correção no próximo mês, o mercado de renda variável no exterior é atraente”, afirmou.
Lucena concluiu que as carteiras com equilíbrio entre a renda fixa no Brasil e a renda variável no exterior têm sido mais eficazes na preservação do valor e na garantia de proteção contra instabilidades recentes.
–
Onde assistir ao maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings