25% de tarifas em veículos importados, mantidos pelo presidente dos EUA, Donald Trump, permanecem em vigor e devem ter impactos significativos na indústria automotiva global, de acordo com análises de especialistas do setor e Wall Street.
Os relatórios apontam que as medidas podem fazer com que as vendas de veículos caiam em torno de milhões de unidades e aumentem os preços de carros novos e usados e gerar um custo adicional de mais de US $ 100 bilhões para o setor.
“Estamos observando uma mudança estrutural, impulsionada por decisões políticas, que tendem a ser duradouras”, disse Felix Stellmaszek, líder global de consultoria em automóveis e mobilidade da Boston Consulting Group (BCG), em uma entrevista à CNBC. “Este pode ser o ano mais decisivo da história da indústria automotiva, não apenas para custos imediatos, mas porque está forçando uma profunda transformação sobre como e onde os veículos são produzidos”.
O BCG estima que as tarifas possam adicionar entre US $ 110 bilhões e US $ 160 bilhões anualmente em custos à cadeia automotiva, afetando cerca de 20% da receita do mercado de novos veículos, aumentando os custos de produção dos EUA e da montadora estrangeira.
O Centro de Pesquisa Automotiva, think tank sem fins lucrativos baseada em Michigan, fornece um impacto de US $ 107,7 bilhões apenas para montadoras que operam nos Estados Unidos – sendo US $ 41,9 bilhões para gigantes de Detroit: General Motors, Ford e Stellantis, Chrysler Controller.
Leia também:
As análises levam em consideração a taxa de 25% nos veículos importados, implementados em 3 de abril, bem como taxas adicionais de peças de automóveis, que devem entrar em vigor até 3 de maio.
Embora os fabricantes e fornecedores possam absorver parte dos custos, os analistas acreditam que o aumento será repassado ao consumidor final pressionando as vendas.
“Acreditamos que as taxas devem aumentar os custos de importação e produção de veículos nos EUA em pelo menos alguns milhares de dólares por unidade. Será difícil para o setor passar completamente esse aumento, especialmente diante da demanda mais fraca”, disse o analista da Goldman Sachs, Mark Delaney, nos investidores.
A Goldman Sachs projeta que os preços líquidos de novos veículos nos Estados Unidos subirão de US $ 2.000 para US $ 4.000 nos próximos 6 a 12 meses, refletindo os custos tarifários.
Várias montadoras já anunciaram respostas para as medições. Fabricantes com maior produção doméstica, como Ford e Stellantis, estão oferecendo promoções temporárias com os preços dos funcionários. A Jaguar Land Rover britânica suspendeu os veículos dos EUA, enquanto a Hyundai disse que manterá preços estáveis por pelo menos dois meses.
A confiança do consumidor caiu em abril, com as expectativas da inflação atingindo o nível mais alto desde 1981, de acordo com uma pesquisa da Universidade de Michigan.
De acordo com Sam Abuelsamid, vice -presidente da consultoria de telemetria, muitas montadoras ainda têm cerca de dois meses de inventário de veículos não afetados pelas tarifas, o que pode ajudar a manter os preços por um período limitado.
A telemetria projeta que os maiores custos e peças de produção podem resultar em uma redução de até 2 milhões de veículos vendidos por ano nos EUA e no Canadá, com efeitos colaterais em toda a economia.
“Uma queda de alguns milhões de unidades nas vendas terá amplo impacto econômico”, disse Abuelsamid. “Isso é impulsionado pelo aumento generalizado dos preços, não apenas aos veículos, o que reduz o poder de compra da população”.
A acessibilidade de veículos novos e usados tem sido uma preocupação há anos. A Cox Automotive informa que o preço médio de um carro novo nos EUA é próximo de US $ 50.000 – sem incluir custos de financiamento, que também foram demitidos.
As taxas de financiamento estão em níveis historicamente altos: 9,64% para veículos novos e quase 15% para usados, de acordo com Cox.
“Esperamos uma redução de descontos e aceleração nos aumentos de preços à medida que as tarifas são transmitidas e a oferta diminui, o que a tornará praticamente todos os novos modelos”, disse Jonathan Smoke, economista -chefe automotivo de Cox durante o evento virtual.
A COX estima que as tarifas podem arrecadar até US $ 6.000 o preço dos veículos importados e US $ 3.600 o preço dos modelos fabricados nos EUA, devido ao aumento das peças. Além disso, há um aumento de US $ 300 a US $ 500 devido às taxas de aço e alumínio existentes.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, canais TCL, Plutão TV, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.