Na segunda -feira (19), a UE reduziu drasticamente sua previsão de crescimento econômico da zona do euro para 2025 devido às tensões comerciais globais causadas pelas tarifas abrangentes do presidente dos EUA, Donald Trump.
A Comissão Europeia disse que a economia da moeda única composta por 20 países deve crescer 0,9% até 2025 – abaixo da previsão anterior de 1,3% – devido à “perspectiva de enfraquecer o comércio global e maior incerteza na política comercial”.
A UE também reduziu sua previsão de crescimento da zona do euro em 2026 para 1,4%, abaixo de 1,6% esperada em novembro do ano passado.
“Apoiado por um mercado de trabalho robusto e pelo aumento dos salários, o crescimento deve continuar em 2025, embora em um ritmo moderado”, disse o chefe de economia da UE, Valdis Dombrovskis.
Trump atingiu a União Europeia e outros países com taxas de 25% em importações de aço, alumínio e automóvel, e o bloco enfrenta tarifas adicionais abrangentes menos do que chegar a um acordo com Washington.
O líder dos EUA anunciou uma taxa de 20% na maioria dos produtos da UE em abril, juntamente com taxas mais altas em dezenas de outras nações.
Isso foi congelado até julho para permitir negociações, mas Trump manteve uma taxa de 10% “básica” sobre as importações em todo o mundo, incluindo os 27 países da UE.
A UE também disse que a Alemanha, a maior economia do bloco, não cresceria em 2025, uma redução significativamente marcada em comparação com os 0,7% planejados no ano passado.
“Os riscos de perspectivas ainda estão inclinados para o lado negativo, portanto a UE deve tomar medidas decisivas para aumentar nossa competitividade”, disse Dombrovskis.
Após um período anterior focado no combate às mudanças climáticas, o foco da Comissão mudou para a competitividade, buscando facilitar a vida para as empresas serem fortes concorrência de empresas chinesas e americanas.
Inceleção da inflação
Explicando o raciocínio por trás da previsão de segunda -feira, a UE também destacou a guerra comercial entre os EUA e a China, durante a qual os dois lados aumentaram os impostos sobre os produtos um do outro antes de reduzi -los a uma medida temporária de distensão.
“As próprias taxas acabaram concordando pela China e pelos EUA em 12 de maio acabaram sendo menores do que os presumidos, mas ainda altos o suficiente para não invalidar a suposição de um impacto no relacionamento comercial EUA-China”, afirmou a Comissão.
Além das tensões comerciais, a UE alertou que a maior frequência de desastres relacionados ao clima, como incêndios florestais e inundações, pode prejudicar o crescimento econômico.
A Comissão disse que a inflação na zona de moeda única de 20 países cairia para 2,1%, inalterada em comparação com a previsão anterior e muito próxima da meta de dois por cento do Banco Central Europeu (BCE).
A inflação entre 20 membros da zona do euro diminuiu lentamente as máximas de dois dígitos observadas no final de 2022 e foi de 2,2% em abril.
A UE reduziu sua previsão de inflação para 2026 de 1,9% para 1,7%.
Bruxelas alertou que novas tensões comerciais globais poderiam “reavivar pressões inflacionárias”.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos rápidos: Samsung TV Plus, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings