O destino de muitas das taxas do presidente Trump é incerto após uma série de decisões judiciais nesta semana.
Mas mesmo que seja mantido o bloqueio judicial de tarifas específicas para cada país, outros que permaneceriam em vigor – para produtos como aço e carros – ainda devem custar aos consumidores quase US $ 1.000 por ano, de acordo com uma nova análise do Laboratório de Orçamento de Yale.
“Isso realmente aperta” o bolso dos consumidores, disse Ernie Tedeschi, diretor de economia do Laboratório de Orçamento de Yale e ex -chefe dos consultores econômicos da Casa Branca durante o governo de Biden.
Leia mais
Siga a cobertura real da guerra comercial
O que vem a seguir na batalha legal de Trump sobre tarifas?
As tarifas são um imposto pago sobre as importações, pagas por entidades americanas que importam o produto. Espera -se que as empresas passem pelo menos parte desses custos para os consumidores.
No entanto, o impacto em dólar dessas tarifas restantes está “distante” do que seria se as tarifas específicas para cada país fossem mantidas, disse ele.
Na quarta -feira (28), o Tribunal Internacional de Comércio Internacional dos EUA bloqueou taxas específicas para cada país, incluindo uma taxa básica de 10% na maioria dos países e separou impostos sobre o Canadá, México e China, ligados a alegações de tráfico de fentanil.
Um painel de três juízes concluiu que Trump excedeu sua autoridade, invocando a lei internacional de poderes econômicos de emergência para impor essas taxas de importação.
Um Tribunal de Apelações suspendeu temporariamente a ordem na quinta -feira (29), ao analisar o caso.
As taxas de automóvel de aço e alumínio permanecem
No entanto, 25% de tarifas em aço, alumínio, carros e peças automáticas ainda estão em vigor, com algumas exceções, bem como certas tarifas na China impostas durante o primeiro mandato de Trump e expandidas durante o governo de Biden, escreveu Jennifer McKeown e Stephen Brown, economistas da capital, em um comunicado na quinta -feira (29).
Essas taxas foram impostas por diferentes autoridades legais.
Se a decisão do tribunal de primeira instância for confirmada, essas taxas restantes custarão à família média de US $ 950 em poder de compra em 2025, de acordo com a análise do Yale Budget Lab, publicada na quinta -feira (29). Isso é equivalente a um aumento de 0,6% nos preços dos consumidores, concluiu o estudo.
Outra maneira pela qual os consumidores podem enfrentar esse desenvolvimento legal: a decisão inicial do tribunal, se mantida, economizaria mais de US $ 1.800 para famílias este ano, disse Tedeschi.
Isso porque, em média, uma família perderia cerca de US $ 2.800 até 2025 se as tarifas específicas de cada país permanecessem, disse Tedeschi.
Nesse caso, os preços dos consumidores aumentariam cerca de 1,7% este ano, disse ele.
McKeown e Brown estimam que a decisão do tribunal reduziria a taxa efetiva da taxa de 15% para 6,5%. No início deste ano, foram 2,5%, disseram eles.
“O impacto mais direto” das taxas restantes será comprar carros, disse Tedeschi. Os preços dos carros provavelmente aumentariam cerca de 8% este ano e 5% a longo prazo, disse ele.
Mas aço e alumínio são insumos em uma variedade de produtos de consumo, da construção a aparelhos.
Não é necessariamente o “fim das coisas” para tarifas
A Suprema Corte pode ser o árbitro final das tarifas específicas de Trump para cada país, um processo que pode levar “muitos meses”, de acordo com McKeown e Brown.
Além disso, “é improvável que marque o fim da guerra tarifária, dadas as várias outras maneiras pelas quais o governo de Trump poderia impor tarifas”, escreveram eles.
O governo de Trump também sinalizou sua intenção de impor tarifas a produtos adicionais, como produtos farmacêuticos, semicondutores, cobre e madeira.
A decisão judicial de ontem foi uma “decisão histórica”, disse Tedeschi. “Não espero que seja o fim de tudo.”
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.