A nova tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos no café solúvel brasileiro, que entra em vigor na quinta -feira (7), pode impactar diretamente o principal mercado de consumidores do produto. A avaliação é de Agnaldo Lima, diretor executivo da Associação Brasileira de Solúvelas da Indústria de Café (ABICS), em entrevista à Equipe realde Times Brasil – CNBC exclusivo licenciado.
Segundo Lima, o café solúvel do Brasil representa mais de 25% das importações americanas. “Os Estados Unidos são o nosso maior comprador individual. Só perdemos para a União Europeia”, disse ele. Hoje, cerca de 19% das exportações de café solúveis brasileiras têm os EUA como destino.
Ele considera que, embora o café seja um produto mais fácil de redirecionar em comparação com itens perecíveis, como manga ou uva, a medida americana preocupa o setor. “É difícil entender por que o café está sem isenções tarifárias, considerando que é um item de alto consumo no país”, disse ele.
ABICS aposenta na possibilidade de negociação com o governo dos EUA, pois, de acordo com Lima, “poucos produtos causam mais irritação do consumidor do que café”. Ele também mencionou pressões internas, como demonstrações de restaurantes nos Estados Unidos, solicitando medidas que evitam o produto do produto.
Leia mais:
A incerteza com a tarifa ameaça a indústria química, diz o gerente da Abiquim
A indústria de Minas Gerais enfrenta um impacto das tarifas dos EUA nas exportações
Alternativas de mercado e desafios comerciais
Com a restrição no mercado dos EUA, a indústria brasileira de café solúvel avalia o redirecionamento de parte da produção para a Ásia. Lima ressalta que a região tem as maiores taxas de crescimento no consumo de produtos e citou a China como exemplo.
A China recentemente permitiu que mais de 180 exportadores brasileiros vendessem café para o país. Para o executivo do ABICS, a medida é positiva como um sinal político e comunicacional, mas ainda requer esclarecimentos. “Já exportamos para a China. As notícias são mais simbólicas, mas importantes”, disse ele.
No entanto, Lima apontou que a concorrência com os países asiáticos pode dificultar o avanço brasileiro. “O Vietnã, por exemplo, já tem zero contrato tarifário com a China. O Brasil paga 12%”, explicou. Ele acrescentou que o grão verde não sofre essa incidência tarifária, mas o café solúvel sim, o que reduz a competitividade do produto.
Na avaliação do diretor, o crescimento do consumo de café entre os chineses também pode abrir novas oportunidades. Ele citou a criação da Rede Chinesa de Café King King, com o objetivo de competir com a American Starbucks como um fator a ser monitorado.
União Europeia e acordos comerciais
Atualmente, a União Europeia é o principal destino do café solúvel brasileiro, com cerca de 30% das exportações. Mesmo com uma taxa de 9%, o Brasil é o maior fornecedor do produto para o bloco. Segundo Lima, a expectativa é que, se o acordo da União Europeia avançar, essa taxa será gradualmente eliminada em quatro anos.
“O problema é que o acordo foi assinado em 2019 e ainda não entrou em vigor”, lembrou. Ele disse que a atenção dos negociadores europeus está atualmente focada em desenvolvimentos comerciais com os Estados Unidos.
O representante do ABICS disse que a remoção da tarifa européia não resultaria em maior consumo no continente, mas permitiria que o Brasil deslocasse os concorrentes. “Mesmo com a taxa de 9%, seguimos como o principal fornecedor. Sem ele, teríamos ainda mais espaço”, disse ele.
Lima argumentou que o Brasil precisa expandir seus acordos internacionais para ter maior flexibilidade em tempos de crise. Ele apontou que regiões como a África, com altas taxas populacionais, podem ser bons mercados, mas as taxas de importação, que excedem 30%, impedem avanços.
“Se o Brasil tivesse mais acordos comerciais, seria mais amplitude enfrentar situações como essa”, concluiu.
–
Onde assistir ao maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings