O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, alertou na sexta -feira para “consequências catastróficas” na economia dos EUA se o tribunal decidir que a imposição de tarifas generalizadas representa um abuso de poder ilegal.
Segundo ele, se um “tribunal de esquerda radical” derrubasse as tarifas, “seria impossível recuperar ou reembolsar essas enormes somas de dinheiro e prestígio”, escreveu Trump em sua rede social.
“Seria como 1929 novamente, uma grande depressão!” Ele disse.
As declarações exageradas de Trump aparecem na época em que um tribunal de apelação dos EUA analisa se agiu dentro da lei usando poderes de emergência para estabelecer grandes tarifas contra parceiros de negócios.
Em maio, um tribunal de primeira instância decidiu contra Trump, mas o Tribunal de Apelações do Circuito Federal suspendeu a decisão enquanto avalia o caso.
Na sexta-feira (8), Trump destacou novamente bilhões de dólares em tarifas receitas que estariam “entrando” no tesouro pago por importadores americanos e registros recentes do mercado de ações, como a prova de que suas tarifas teriam gerado “a maior quantia de dinheiro, geração de riqueza e influência que os EUA viram”.
Por outro lado, muitos economistas temem que as tarifas estejam alimentando a inflação e vejam a incerteza nas regras de negócios como um freio a novos investimentos.
Leia mais
Siga a cobertura real da guerra comercial
Trump destaca um impacto positivo das tarifas e fala sobre “bilhões de entradas nos cofres dos EUA”
Medidas tarifárias adotadas por Trump
Desde que retornou à Casa Branca em janeiro, Trump anunciou uma série de novas taxas, tentando forçar uma reordenação do comércio global, que ele sempre alegou ser desfavorável para os Estados Unidos.
Além das tarifas generalizadas impostas ao argumento de emergências econômicas, também estabeleceu tarifas específicas, 25% a 50%, em aço e outros produtos.
Essas tarifas setoriais geralmente seguem investigações do governo e não são o foco do atual processo judicial.
Na audiência de 31 de julho, os membros do Tribunal de Apelação demonstraram ceticismo sobre o argumento do governo de Trump de que teria total liberdade de declarar emergências econômicas nacionais e aplicar tarifas como uma solução.
Para aplicar as tarifas “recíprocas” de tão chamadas a vários parceiros de negócios dos EUA, Trump declarou emergência nacional devido a “grandes e persistentes déficits anuais na escala comercial americana”.
A oposição à política da Casa Branca afirma que esse motivo não se encaixa na lei citada por Trump para justificar as taxas, a Lei Internacional de Potências Econômicas de Emergência.
Esses oponentes também argumentam que a imposição de importações generalizadas às importações exige o endosso do Congresso, segundo a Constituição Americana.
É provável que o caso termine na Suprema Corte, onde os conservadores têm a maioria de 6 a 3, mas os analistas afirmam que o resultado ainda é imprevisível.
__
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings