O conflito no Oriente Médio levou muitas seguradoras de transporte marítimo a evitar oferecer cobertura na região a qualquer navio dos EUA, Israel ou Reino Unido.
“Muitas seguradoras não estão negociando com embarcações de embarcações com ligações aparentes para os EUA, Reino Unido ou Israel a qualquer preço”, disse David Osler, editor de seguros da Lloyd’s List.
De acordo com o corretor de seguros Marsh McLennan, as taxas entre as seguradoras que oferecem cobertura para navios agora variam de 0,25% a 0,45% do valor do navio, acima de 0,125% há algumas semanas.
Essas taxas permaneceram constantes na semana anterior, mas após os ataques dos EUA no fim de semana às instalações nucleares do Irã, as taxas de risco de guerra marítima no Oriente Médio “aumentaram significativamente”, segundo Osler.
Leia mais
Siga a cobertura real do conflito entre Israel e Irã
O presidente do Irã diz que não violará o cessar -fogo; Trump não quer mudança de regime
No final de segunda -feira (23), os preços subiram para 0,5%, sendo ainda mais altos para os navios afiliados dos EUA.
O valor estimado dos navios de contêineres e navios -tanque varia de acordo com a idade, tamanho, carga e mercados servidos, com navios de contêineres válidos de dezenas de milhões de dólares a contêineres mais caros e navios -tanque, atingindo US $ 100 milhões ou mais.
Osler disse a CNBC Isso, devido à fluidez, as seguradoras também reduziram o período de notificação obrigatória de 48 para 24 horas.
“A certeza que podemos transmitir é que podemos obter seguro. A incerteza é o preço”, disse Marcus Baker, Marítimo, chefe de carga e logística do Marsh McLennan.
Baker disse a CNBC que não se lembra de uma época em que o período de notificação foi reduzido de 48 para 24 horas.
As taxas de frete marítimo no Oriente Médio também registraram um aumento.
Entre as questões que influenciam o mercado de seguros estão as preocupações sobre o bloqueio e a prisão de navios do Irã e o nível de apetite da China, um grande cliente do petróleo iraniano. O presidente Trump disse em uma publicação de mídia social na terça -feira que a China pode continuar a comprar petróleo iraniano, um sinal de que os EUA não pretendem maximizar a pressão sobre a economia iraniana.
“Se houve uma retirada da China, haveria menos demanda por risco de guerra, as leis simples de oferta e demanda sugerem que ela deve diminuir as taxas”, disse Osler.
Osler disse que as taxas devem cair se o cessar -fogo provisório atual permanecer, com base nas informações que recebeu de fontes de mercado de seguros, mas as manchetes de terça -feira indicando que o Irã e Israel possivelmente não estavam tão próximos da distensão quanto os EUA que esperavam agora pesando perspectivas.
“Isso só chega ao cerne do nervosismo que estamos vendo no mercado, porque eles simplesmente não sabem, e as coisas estão acontecendo muito rápido. Quero dizer, na entrevista de Trump nesta manhã, não sei o que isso vai fazer, mas ele obviamente está irritado”, disse Osler sobre os comentários do presidente Trump à imprensa antes de sair para um Octan Summit quando ele disse que “não estava satisfeito” com o Irã. Segunda -feira (23).
“Os eventos efetivamente colocam o mercado no modo de espera, com condições voláteis à medida que os assinantes se adaptam aos eventos políticos à medida que se desenrolam”, disse Osler. “Dizem que as consultas são muito reduzidas, indicando que alguns proprietários não estão preparados para aceitar reservas para a região, dada a situação militar”.
Baker afirmou que a decisão do Irã de fechar o estreito de Ormuz tem aspectos políticos e econômicos, bem como questões práticas para a China e a Índia, os maiores destinos do petróleo iraniano, sem mencionar a reação de outras nações do Oriente Médio a serem consideradas, incluindo a Arábia Saudita, Catar e Omã.
Na quarta -feira passada, os assinantes de assinantes de War Comitê de Guerra de Londres, do Lloyd, reuniram e divulgaram uma lista de áreas designadas nas quais os assinantes têm poder discricionário, mas não a obrigação de cobrar prêmios ou APs adicionais. Esta lista permanece inalterada.
Em uma circular atualizada sobre ameaças, a empresa de segurança britânica Ambrey, lançada na terça -feira, escreveu: “Existe uma possibilidade realista de que o conflito entre Israel e o Irã continue/reinicie, e pode haver um envolvimento subsequente das EUA, mas o risco de que o envolvimento é avaliado como listado. Isso é listado.
Baker disse que é importante contextualizar o aumento das taxas com zonas de conflito recentes e transporte marítimo.
“As taxas da Ucrânia aumentaram para 5% e somos apenas, não atingimos um décimo dessas taxas”, disse ele. “Cinco por cento de cerca de um milhão de dólares, ou um milhão de dólares e meio e meio, dependendo do tamanho do navio. Foi um aumento muito significativo no valor dos grãos, que era muito menor que o valor de uma carga de óleo e um VLCC [navio de transporte de petróleo bruto de grande porte]. É apenas uma questão de apetites diferentes, diferentes, diferentes percepções de risco, e isso influenciará o curso das coisas ”, acrescentou Baker.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.