O rei Carlos III chegou a Ottawa na segunda -feira (26) em uma visita histórica de inaugurar o Parlamento Canadense, uma breve viagem vista como parte da reação às ameaças de apego do presidente dos EUA, Donald Trump.
O monarca de 76 anos, chefe de estado do Canadá como parte da comunidade britânica, foi recebido no aeroporto pelo primeiro -ministro Mark Carneary, que o convidou para um discurso de abertura da nova legislatura canadense.
O chamado discurso do trono, que descreve as prioridades do governo, geralmente é dado pelo representante do monarca britânico no Canadá, o governador geral.
A rainha Elizabeth II, a falecida mãe do rei, fez um discurso do trono no Canadá apenas duas vezes durante seu longo reinado em 1957 e 1977.
Charles, em sua primeira visita ao Canadá desde sua coroação, nunca comentou as repetidas declarações de Trump de tornar o Canadá o 51º estado dos EUA.
Mas será observado de perto para quaisquer comentários sobre a soberania e o comércio do Canadá.
Trump impôs as taxas de canais, incluindo impostos setoriais sobre carros, aço e alumínio, que abalaram a economia canadense, embora tenha suspeitado alguns deles enquanto aguardava negociações.
A rainha Camilla acompanhará Charles na visita de 24 horas a Ottawa.
‘Maneiras mais fáceis de enviar mensagens’
Carry disse que seu governo recém -eleito recebeu o mandato “para definir um novo relacionamento econômico e de segurança com os Estados Unidos”, um vizinho em que, segundo ele, o Canadá “não pode mais confiar”.
Ele prometeu reduzir a dependência do comércio com os Estados Unidos, aumentando o comércio interno e, ao mesmo tempo, estreitando os laços econômicos com aliados no exterior.
O caminho do governo para fortalecer o Canadá e criar novos relacionamentos será descrito no discurso de Charles, disse Carnery na segunda -feira (26).
“Essa honra histórica corresponde ao peso de nossos tempos”, afirmou ele em comunicado.
Uma declaração do governo descreveu a visita como “uma ocasião importante e histórica que enfatiza a identidade e a soberania do Canadá como uma monarquia constitucional”.
Trump voltou repetidamente a suas reflexões sobre a anexação durante a visita do salão oval no início deste mês, insistindo que seria um “casamento maravilhoso”.
Carry permaneceu firme, dizendo que o Canadá “nunca estava à venda”.
O enviado de Trump ao Canadá, o embaixador Pete Hoekstra, rejeitou a idéia de que convidar Charles a abrir o Parlamento era uma maneira eficaz de fazer uma declaração sobre a anexação.
“Se houver uma mensagem lá, existem maneiras mais fáceis de enviar mensagens. Basta me ligar. Carry pode ligar para o presidente a qualquer momento”, disse ele à emissora pública da CBC na semana passada.
Hoekstra acrescentou que considera a questão do anexo “fechado”. “Vá em frente. Se os canadenses querem continuar falando sobre isso, esse é o problema deles.”
‘World Watching’
Espera -se que Charles e Camilla desembarquem em Ottawa na segunda -feira à tarde (26).
Eles serão recebidos pelo governador geral Mary Simon, Carney, líderes indígenas e outros dignitários antes de se encontrarem com organizações comunitárias em Ottawa.
Charles também terá uma audiência com carne na segunda -feira (26).
No Senado, na terça -feira, o monarca receberá honras militares completas antes de fazer o discurso do trono.
O comentarista real do Canadian Royal Edward Wang disse à AFP que estava viajando de sua casa na cidade de Vancouver, na costa oeste, para Ottawa, para a visita.
“Numa época em que a soberania de nosso país está sendo desafiada, ter nosso chefe de estado abrindo a primeira sessão de um novo parlamento envia um sinal”, disse ele.
“O mundo inteiro estará assistindo.”
Caminhando com seu cachorro no centro de Ottawa pela manhã, George Monastiriakos, 32, que geralmente apóia a abolição da monarquia, disse: “Nesse momento, somos todos monarquistas”.
“Trump parece ter uma reverência por tudo o que envolve ouro, especialmente para a monarquia britânica”, acrescentou. “Então, acho que ele estará ciente” da visita do rei a Ottawa.
Gaelle Hortop, 46, tomando seu café da manhã no Byward Market, disse que estava “otimista de que isso também será positivo para o moral canadense”.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos rápidos: Samsung TV Plus, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings