O Softbank está “totalmente comprometido” com o Openai, disse o CEO Masayoshi Son na sexta -feira (27), enquanto o gigante japonês de tecnologia procura realizar sua visão de “Superintelligência Artificial”.
Este ano, o conglomerado multinacional japonês aumentou seus investimentos no OpenAI e participou de joint ventures, como o projeto Stargate de 500 bilhões de dólares (cerca de R $ 2,5 trilhões).
Segundo SON, os investimentos planejados totalizam cerca de 4,8 trilhões de ienes japoneses (US $ 33,2 bilhões, aproximadamente US $ 158 bilhões), embora a empresa não esteja listada e seja deficiente.
“Acredito que o OpenAI será listado eventualmente e, na minha opinião, se tornará a empresa mais valiosa do mundo”, disse Son. Ele acrescentou, no entanto, que “é preciso coragem para investir” nessa empresa.
Relacionamento com a Microsoft
Acontece que Son tem essa condenação há muito tempo. Durante a reunião com os acionistas, ele revelou que, antes de 2019, o CEO da Openai, Sam Altman, perguntou se o Softbank investiria US $ 10 bilhões na empresa.
“Eu disse que sim, gostaria … eu estava falando sério porque tinha recursos financeiros graças ao desempenho do Vision Fund. Mas, obviamente, Sam conversou com outros investidores em potencial e, no final, eles escolheram a Microsoft”, explicou ele.
A Microsoft acabou fechando o acordo, o que o tornou o fornecedor exclusivo de energia do computador para pesquisas, produtos e interfaces de programação para desenvolvedores do OpenAI. No entanto, a Microsoft perdeu seu status exclusivo de provedor de nuvem OpenAI no início deste ano.
E esse relacionamento agora parece estar em uma situação delicada. Segundo relatos recentes, a Microsoft não aprovou um plano de reestruturação do OpenAI que o transformaria em uma empresa convencional para fins lucrativos. Comentando os relatórios, Son sugeriu que Altman deveria ter escolhido o Softbank, não a Microsoft, como seu parceiro inicial, embora ele observasse que o Softbank era menor na época e que a Microsoft tinha suas cadeias de suprimentos globais, talentos técnicos e valor da marca a oferecer.
Leia também:
Japan Softbank registra o lucro líquido anual de US $ 7,8 bilhões
O plano de reformulação do Openai é aprovado pelo Softbank – agora todos os olhos estão virados para a Microsoft
A SoftBank adquire a empresa de chips Amprere por US $ 6,5 bilhões
Futuro da parceria com o OpenAi
O Softbank já havia declarado que poderia reduzir sua parte dos US $ 30 bilhões investidos na última rodada de financiamento da Openai em março para US $ 20 bilhões (cerca de US $ 95 bilhões) se não se reestruturar em uma entidade para lucro até 31 de dezembro.
No entanto, na sexta -feira (27), Son disse que sua condenação pelo Openai só aumentou e que o Softbank continuará a aprofundar seu relacionamento com a empresa, independentemente do que acontecer com a Microsoft.
Superintelligência Artificial
Parte da crença de Son em Openai vem de seu desejo de que o Softbank esteja no centro da “superinteligência artificial”, que ele descreveu como uma inteligência inteligente inteligente artificial que os humanos. Son disse na sexta -feira (27) que quer que o Softbank se torne o maior provedor de plataforma para essa superinteligência na próxima década, atuando como o “organizador da indústria na era da superinteligência artificial”.
Ele acrescentou que a parceria do Softbank com o Openai, juntamente com a British Arm Semiconductor Company, que o Softbank adquiriu em 2016, seria essencial para esses planos. O SoftBank tem sido cada vez mais agressivo em seus investimentos relacionados à inteligência artificial, incluindo a aquisição de designer de chips dos EUA, amplificadores de US $ 6,5 bilhões (cerca de 31 bilhões de reais) no início deste ano.
A Bloomberg News informou na semana passada, citando pessoas familiarizadas com o assunto, que o filho também está pensando em estabelecer um complexo industrial de US $ 1 trilhão (cerca de 4,8 trilhões de reis) nos Estados Unidos que desenvolverão inteligência artificial.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.