O Polônia avisado nisso Quarta -feira (10) o que Rússia e Europa estão cada vez mais próximos de um “Conflito aberto”depois Varsóvia bateu Drones russos Isso violou o espaço aéreo polonês. O episódio levou a demonstrações de apoio de Estados Unidos e outros membros do Natan.
O Rússia negou ter alvejado a Polônia, enquanto o presidente dos EUA, Donald Trumpcriticou o Kremlin por “violar” o território do aliado da OTAN para outra ofensiva de Moscou contra o Ucrânia.
As imagens divulgadas por veículos locais mostraram o Exército na vila de Wyryki-WolaNo leste da Polônia, inspecionando uma casa com o telhado e os destroços destruídos espalhados no chão.
“Estávamos sentados aqui, e este avião voando … eu disse ao meu marido: ‘Por que esse avião está tão barulhento hoje?’ E de repente um estrondo, e acabou ”, ele disse Alicja Wesolowska64, que teve sua casa destruída em Wyryki-Wola.
Resposta polonesa e tensão crescente com a Rússia
As autoridades relataram que Ninguém ficou ferido Depois que o espaço aéreo polonês foi Violado 19 vezes. O primeiro -ministro Donald Tusk disse pelo menos Três drones foram abatidos depois Varsóvia e aliados enviados lutador.
Tusk também alertou que a situação – três anos e meio depois Invasão russa na Ucrâniaque já matou dezenas de milhares de pessoas – Ele pode sair de mão e perguntou conversas urgentes com a OTAN.
O presidente dos EUA, Donald Trumpque já havia avisado no fim de semana que pode impor Novas sanções Moscou, escreveu em sua conta de rede Verdade social: “O que está acontecendo com a Rússia violando o espaço aéreo da Polônia com drones? Há nós!” Sem dar mais detalhes.
Leia mais:
Trump nega a participação nos EUA no ataque de Israel pelo Catar e transfere a responsabilidade para Netanyahu
A OTAN promete defender ‘cada polegada’ depois que os drones russos violam o espaço aéreo polonês
O ministro das Relações Exteriores da Polônia, Radoslaw Sikorski, disse que a invasão não foi acidental e classificou o episódio como “um ataque sem precedentes” contra a Polônia, a OTAN e a União Europeia.
O Ministério da Defesa da Rússia negou qualquer ataque à Polônia, e o Ministério das Relações Exteriores de Moscou acusou Varsóvia de espalhar “mitos” para aumentar a tensão na guerra da Ucrânia.
A embaixada russa em Varsóvia disse à AFP que “a Polônia não tinha evidências” de que “os objetos que entraram no espaço aéreo polonês” eram russos.
Drones e mísseis russos já violaram o espaço aéreo dos países da OTAN, incluindo a Polônia, outras vezes, mas nunca um membro da aliança tentou matá -los antes.
Irresponsável
Tusk afirmou que ligou para o artigo 4 da OTAN, que permite que qualquer membro peça conversas de emergência quando sente que sua “integridade territorial, independência ou segurança política” está ameaçada – foi apenas a oitava vez que a medida foi usada.
“Esta situação … nos coloca mais perto do que nunca de um conflito aberto desde a Segunda Guerra Mundial”, disse Tusk no Parlamento.
No entanto, ele enfatizou que “hoje não há razão para dizer que estamos em um estado de guerra”. O incidente aconteceu enquanto a Rússia lançou uma série de ataques em toda a Ucrânia.
O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky disse que o estupro do espaço aéreo era um “precedente perigoso” e pediu uma resposta firme dos aliados de Kiev.
O Ministério do Interior da Polônia relatou que até agora 15 drones e destroços de um projétil não identificado foram localizados, e uma casa foi danificada pelo impacto.
Um dos princípios básicos da OTAN é que um ataque a qualquer país membro é considerado um ataque a todos.
O secretário-geral da OTAN, Mark Rutte, criticou o “comportamento irresponsável” de Moscou e elogiou a “reação muito eficaz” da aliança, dizendo aos jornalistas que as defesas aéreas da OTAN cumpriam seu papel.
Ato de agressão
As capitais européias concorreram a condenar o episódio, criticando o presidente russo Vladimir Putin pela situação.
“O que ele quer é nos testar”, disse o principal diplomata da União Europeia, Kaja Kallas. “E cada vez que ele fica mais ousado porque percebe que nossa resposta não era forte o suficiente.”
O chanceler alemão Friedrich Merz também condenou a Rússia, dizendo que o país “colocou vidas em risco”, enquanto o secretário-geral da ONU António Guterres alertou sobre o “risco real” da guerra que ultrapassava as fronteiras da Ucrânia.
Um diplomata sênior da OTAN, que conversou com a AFP no anonimato, disse que a resposta da aliança provavelmente “move alguns recursos extras” para a Polônia ou outros países do leste.
A invasão ocorreu dois dias antes do início dos exercícios militares de Zapad-2025, realizados pela Rússia e Bielorrússia, que começa na sexta-feira (12).
Tusk afirmou que “dias críticos” estão chegando à Polônia depois de anunciar o fechamento dos poucos postos de fronteira restantes com a Bielorrússia por causa dos exercícios militares.
A Polônia, um dos principais apoiadores da Ucrânia, abriga mais de um milhão de refugiados ucranianos e é um ponto de passagem estratégico para a ajuda humanitária e militar enviada pelo Ocidente para o país.
–
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings