O ritmo das importações chinesas para os Estados Unidos diminuiu acentuadamente até 2025E, diferentemente dos anos anteriores, o pico do transporte marítimo de produtos para as férias já havia atingido o pico em julho. Portanto, O volume de cargas para o mercado dos EUA ainda está caindo, ao contrário da expectativa de aumentar nesta época do ano.
De acordo com uma pesquisa por ViizionNas últimas três semanas, importações da China registraram retração de 27% comparado ao mesmo período do ano passado. Tradicionalmente, o fluxo de recipientes cresce até outubro, mas neste ciclo, O movimento diminuiu e não há evidências de grande volume no final de setembro. Catherine Chien, presidente do Conselho do Express Group DiMerco, disse: “Normalmente esperávamos um pico a partir da última semana de setembro antes da semana dourada. Até agora, não há sinais claros ou grandes ordens de mercado que indiquem essa tendência”.
Umplash.
Setores mais afetados pela queda nas importações
Entre os segmentos mais afetados estão mobíliaAssim, brinquedos e esportesAssim, aparelhos elétricos e componentesAssim, máquinasAlém de Produtos plásticosDe acordo com a análise do Viizion. A indústria de brinquedos ilustra bem esse cenário: “Os brinquedos e equipamentos esportivos seguem a tendência de 2024, mas nas dez semanas após o pico, o volume permaneceu estável, com uma média 20% menor que o pico do ano passado”, explicou ele Kyle HendersonCEO de Viizion.
Algumas exceções, como borracha e compostos orgânicos, mantiveram ou excederam os níveis de reserva de 2024 desde maio. Esse movimento foi impulsionado pelo avanço do inventário, motivado por extensões temporárias nas tarifas anunciadas pelo presidente dos EUA, Donald Trump, em abril. O porto de Los Angeles, por exemplo, registrou um recorde de contêineres em julho devido à pausa das taxas, mas o setor observou uma queda rápida e uma recuperação lenta logo depois.
O Honor Lane Shippingque opera na reserva de carga marítima da China para varejistas dos EUA, disse aos clientes que o impacto da guerra comercial gerou um pico curto e intenso entre maio e junho. “Os fabricantes estão testemunhando um aumento muito lento e gradual, mesmo antes da semana de ouro chinesa”, afirmou a empresa. Muitos clientes relataram altos ações nos Estados Unidos e, portanto, suspenderam temporariamente novas remessas.

Suspensão de viagens e aumento dos custos de logística
Para outubro, as empresas marinhas já anunciaram 35 viagens canceladas (“navegando em branco“). Umque inclui CMA CgmAssim, CosanAssim, Evergreen e OoclRotas suspensas entre os portos chineses e os terminais de Long Beach e Oakland, Califórnia, na primeira semana de setembro, reduzindo a oferta de espaço para contêineres. A diminuição da capacidade levou a um aumento de US $ 1.000 (R $ 5.433) por contêiner de 40 pés a partir de 15 de setembro.
O impacto negativo da guerra comercial é visto mais intensamente na América do Nortea única região global a registrar retirada nos volumes de contêineres no período, de acordo com o Intelligência do mar. Noah HoffmanO vice -presidente de transporte terrestre em Chbobinson, disse que “normalmente a temporada do alto mar, quando a maioria dos produtos de férias é enviada, começa em julho e acontece até outubro. Este ano atingiu o pico em julho”.
Consequências para a cadeia de logística
Dados de Índice de gerentes de logística August aponta que a redução no volume de carga pode afetar toda a cadeia, incluindo FerroviaAssim, caminhões e armazéns. Zachary RogersO professor associado da Universidade Estadual do Colorado avaliou: “O fato de a capacidade de transporte ter aumentado em agosto indica que há pouca carga a ser movida. A ausência de volume antes que o pico provavelmente resulte do avanço do inventário e uma possível redução geral no sistema”.
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.