A Organização Mundial do Comércio (OMC) alertou na quarta -feira (16) que as projeções para o comércio global “se deterioraram fortemente” devido ao regime tarifário do presidente Donald Trump.
“As perspectivas de comércio global se deterioraram fortemente devido ao aumento das tarifas e à incerteza das políticas comerciais”, disse a OMC em seu último relatório “Perspectivas e estatísticas para o comércio global”.
De acordo com as taxas atuais e, incluindo a suspensão de 90 dias de “tarifas recíprocas”, espera -se que o volume do comércio mundial de mercadorias diminua 0,2% até 2025.
Espera -se que o declínio seja particularmente acentuado na América do Norte, onde as exportações são esperadas para 12,6% este ano.
A OMC também alertou os “riscos de grandes desvantagens”, incluindo a aplicação de tarifas “recíprocas” e uma maior implantação de incertezas políticas “que podem levar a um declínio ainda mais pronunciado de 1,5% no comércio mundial de mercadorias”, afetando principalmente países exportadores e subdesenvolvidos.
Os recentes distúrbios tarifários seguem um ano forte para o comércio global em 2024, onde o comércio de mercadorias cresceu 2,9% e os serviços comerciais aumentaram 6,8%, informou a OMC.
A nova estimativa de um declínio de 0,2% no comércio mundial para 2025 é quase três pontos percentuais mais baixos do que teria sido em um cenário básico de “tarifas baixas”, acrescentou a OMC e marca uma mudança significativa no início do ano, quando economistas de órgãos comerciais esperavam ver a expansão contínua apoiada pela macroeconômica.
“Os riscos esperados incluem a implementação de tarifas recíprocas atualmente suspensas pelos Estados Unidos, bem como uma repercussão mais ampla da incerteza de política comercial além das relações comerciais ligadas aos EUA”, afirmou a OMC.
“Se eles forem adaptados, as tarifas recíprocas reduzirão o crescimento do comércio mundial em outros 0,6 pontos percentuais, colocando riscos particulares nos países menos desenvolvidos (PMD), enquanto uma disseminação da incerteza da política comercial (TPU) reduzirá outros pontos percentuais.
Trump surpreendeu os parceiros de negócios e os mercados globais no início de abril, quando anunciou uma série de tarifas “recíprocas” sobre importações de mais de 180 países. Pequim foi mais atingido, com as tarifas dos EUA sobre as importações chinesas atingindo um total de 145%. A China, por sua vez, respondeu a Washington com tarifas de retaliação de até 125% nas importações dos EUA.
A grande turbulência do mercado após o anúncio de tarifas levou Trump a uma suspensão temporária, com um anúncio do presidente na semana passada de que novos direitos de importações da maioria dos parceiros de negócios seriam reduzidos para 10% por 90 dias para permitir negociações comerciais com seus colegas de Washington.
A OMC declarou em seu relatório de quarta -feira que o impacto das recentes mudanças nas políticas comerciais provavelmente variará acentuadamente de região para região.
Na previsão ajustada, a América do Norte diminui 1,7 pontos percentuais no crescimento do comércio mundial em 2025, tornando o valor total negativo.
No entanto, a Ásia e a Europa continuam contribuindo positivamente, mas menos do que no cenário base, com a contribuição da Ásia diminuindo na metade para 0,6 pontos percentuais.
A quebra no comércio entre os EUA e a China deve “desencadear um desvio significativo do comércio”, acrescentou a OMC, gerando preocupações entre os mercados de terceiros em relação ao aumento da concorrência da China.
“Espera -se que as exportações de mercadorias chinesas aumentem entre 4% e 9% em todas as regiões fora da América do Norte, à medida que o comércio é redirecionado. Ao mesmo tempo, as importações americanas da China devem cair dramaticamente em setores como têxteis, roupas e equipamentos elétricos, a criação de novas oportunidades de exportação para outros fornecedores que podem preencher a lacuna”, disse a organização comercial que a organização comercial não é uma organização comercial, para que a organização comercial não seja uma organização comercial, a organização comercial que não é uma organização comercial, a organização comercial.
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