Preços do produtor da China caiu 3,6% em junho Em comparação com o ano anterior, marcando seu maior declínio em quase dois anos, pois uma guerra de preços cada vez mais intensa se espalhou para a economia, que já está lutando com a baixa demanda do consumidor.
O índice de preços ao consumidor aumentou 0,1% em junho em comparação com o ano anterior, de acordo com Dados do Departamento Nacional de Estatísticas divulgadas Na quarta -feira (9), retornando ao crescimento após quatro meses consecutivos de queda.
Os economistas previam uma leitura estável em comparação com o mesmo período do ano anterior, de acordo com uma pesquisa da Reuters.
O IPC básico, excluindo os preços de alimentos e energia, subiu 0,7% em comparação com o ano passado, o maior aumento em 14 meses, de acordo com a NBS.
A queda nos preços dos produtores, no entanto, foi pior do que os 3,2% esperados em uma pesquisa da Reuters e marcou sua maior queda desde julho de 2023, de acordo com dados da LSEG. O IPP está imerso em uma sequência deflacionária de vários anos desde setembro de 2022.
O índice CSI 300 da China continental subiu 0,19% após a divulgação.
“É muito cedo para dizer o fim da deflação nesta fase, [pois] O impulso no setor imobiliário continua a enfraquecer [e] A campanha de ‘anti-involução’ ainda está nos estágios iniciais ”, disse Zhiwei Zhang, presidente e economista-chefe da Pinpoint Asset Management. Involução, conhecida como ‘Neijuan’ na China, refere-se a guerras de preços que atormentam alguns setores de consumidores.
Na semana passada, o treinamento político chinês, em uma importante reunião de política econômica presidida pelo presidente Xi Jinping, criticou a concorrência excessiva de empresas chinesas para atrair consumidores e eliminar as ações, pois o investimento tarifário dos EUA ameaça a viabilidade das vendas para o maior mercado de consumidores do mundo.
Pequim prometeu Harden regulamentos contra cortes de preços tão agressivos, Isso não influenciou o comportamento do consumidor ao mesmo tempo, no qual eles afetaram a lucratividade das empresas. Os lucros das empresas industriais 9,1% caíram em maio Comparado ao ano anterior, marcando a maior queda desde outubro do ano passado.
“As empresas devem ser orientadas para melhorar a qualidade do produto e apoiar a eliminação gradual e ordenada da capacidade de produção obsoleta”, disse um jornal estadual chinês, citando a reunião.
A recuperação dos preços dos consumidores no mês passado foi auxiliada por um esquema de troca de consumidores que oferece subsídios para aparelhos, eletrônicos e veículos elétricos, disse Zichun Huang, economista especializado na China na Capital Economics.
Esse aumento, no entanto, provavelmente diminuirá no segundo semestre deste ano, observou Huang, afetando a inflação subjacente se o problema excessivo de suprimentos persistir.
“Com a oferta de mercadorias que continuam superando a demanda, a capacidade persistente excessiva significa que as guerras de preços entre os fabricantes provavelmente continuarão”, acrescentou Huang.
“Sem um forte estímulo político, é difícil escapar da espiral deflacionária em andamento”, disse Larry Hu, economista -chefe da China no Macquarie, acrescentando que o impulso das exportações da China nos últimos meses reduziu parcialmente o desejo de Pequim de estimular o consumo de alguma forma.
“Os formuladores de políticas continuarão esperando até que as exportações caam drasticamente”, acrescentou Hu.
O crescimento da exportação da China mostrou alguma resiliência nos últimos meses, mesmo com políticas tarifárias irregulares nos EUA interrompendo o comércio global. Exportações chinesas, em geral, aumentou 4,8% em maio e 8,1% em abril, Graças ao aumento de remessas para os países do sudeste da Ásia, que amplamente compensou a queda nas mercadorias para os EUA.
–
Onde assistir ao maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.