O CEO da Openai, Sam Altman, falou na Cúpula Anual de Snowflake em San Francisco, Califórnia, em 2 de junho de 2025.
Nesta terça-feira (5), o Openai anunciou dois modelos de linguagem de peso aberto, a primeira vez que faz isso desde o lançamento do GPT-2 em 2019.
De acordo com o OpenAI, os modelos, que apenas lidam com o texto e são chamados GPT-OS-AS-20B e GPT-OS-20B, foram criados como opções mais baratas para desenvolvedores, pesquisadores e empresas para executar e personalizar facilmente.
Um modelo de inteligência artificial é considerado peso aberto quando seus parâmetros – os elementos que melhoram os resultados e as previsões durante o treinamento – estão disponíveis publicamente. Os modelos de peso aberto oferecem mais transparência e controle, mas são diferentes dos modelos de código aberto, nos quais o código -fonte completo é liberado para uso e modificação.
Outras empresas de tecnologia, como Goal, Mistral IA (apoiadas pela Microsoft) e a startup chinesa Deepseek, também lançaram modelos de peso aberto nos últimos anos.
“É muito bom ver esse ecossistema crescente, e estamos empolgados em contribuir com isso, realmente avançar nessa fronteira e ver o que pode vir a partir daí”, disse o presidente do Openai, Greg Brockman, durante uma conferência de imprensa.
A empresa fez parceria com a NVIDIA, Micro Dispositivos Avançados, Cerebras e Groq para garantir que os modelos funcionem bem em diferentes tipos de chips.
“O Openai mostrou ao mundo o que era possível construir com a IA da Nvidia – e agora está aumentando a inovação no software de código aberto”, disse Jensen Huang, CEO da NVIDIA, em comunicado.
Leia mais
Espera -se que o ChatGPT atinja 700 milhões de usuários semanais, quatro vezes mais do que no ano passado
OpenAI arrecada US $ 8,3 bilhões com usuários pagos do ChatGPT atingindo 5 milhões
Esperando o lançamento
Os modelos de peso aberto da OpenAI foram aguardados há muito tempo, em parte porque a empresa adiou esse anúncio várias vezes.
Em julho, em uma publicação na rede X, o CEO Sam Altman explicou que a empresa precisava de mais tempo para “realizar testes de segurança adicionais e revisar áreas de maior risco”. Antes disso, Altman havia alertado que os modelos não seriam lançados em junho.
Na terça -feira (5), o OpenAI afirmou que realizou intenso treinamento em segurança e testes rígidos em seus modelos de peso aberto.
Durante o pré-treinamento, a empresa filtrou as informações consideradas perigosas em armas químicas, biológicas, radiológicas e nucleares. Também simulou como pessoas maliciosas poderia tentar adaptar os modelos para fins prejudiciais. Com esses testes, o OpenAI concluiu que, mesmo ajustado para o mal, os modelos não atingiram o nível de “alta capacidade” em seu método chamado estrutura de preparação, usada para medir e proteger contra danos.
A empresa também teve o apoio de três grupos de especialistas, que deram opiniões sobre a avaliação do uso malicioso dos modelos, de acordo com o próprio OpenAI.
Disponibilidade e aplicações práticas de novos modelos
De acordo com o OpenAI, você pode baixar os pesos dos modelos GPT-OS-OS-20B e GPT-OS-20B em plataformas como abraçar o rosto e o GitHub sob a licença Apache 2.0. Os modelos podem ser conduzidos em PCs com programas como LM Studio e Ollama. Provedores de nuvem como Amazon, Baseten e Microsoft também disponibilizarão os modelos.
Ambos os modelos podem lidar com o raciocínio avançado, o uso de ferramentas e o processamento da cadeia e foram projetados para ser executado em qualquer lugar – de computadores pessoais a aplicativos em nuvem e locais.
De acordo com o OpenAI, você pode executar o GPT-OS-20B, mesmo em um caderno, usando como assistente pessoal para pesquisar arquivos e escrever textos, por exemplo.
“Estamos muito empolgados em tornar esse modelo, resultado de bilhões de dólares (bilhões de reais) em pesquisa, acessíveis a tantas pessoas quanto possível”, disse Altman na terça -feira (5).
__
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.