O senador e pré-candidato à presidência da Colômbia Miguel Uribe Turbay39, morreu na segunda -feira (11) depois de mais de dois meses hospitalizados como resultado de um ataque sofrido em 7 de junho. Na época, ele estava falando em um evento de rua em Bogotá quando foi atingido por três tiros – dois na cabeça e um na coxa esquerda.
O ataque ocorreu nove meses nas eleições presidenciais colombianas, programadas para março de 2026, em um cenário de intensificar atos políticos em todo o país.
Uribe foi considerado um dos nomes mais competitivos da corrida presidencial e fazia parte do Partido da oposição do Centro Democrático, fundado pelo ex-presidente Álvaro Uribe-sem parentesco entre eles.
Após o ataque, ele foi levado ao Hospital da Fundação Santa Fe de Bogotá em uma condição crítica. Ele até teve uma melhoria parcial, mas teve uma condição grave no sábado (9) devido a uma hemorragia no sistema nervoso central, em cirurgia de emergência. Não pude resistir às complicações.
Família e treinamento
Nascido em Bogotá em 1986, Miguel Uribe Turbay era o neto do ex -presidente Julio César Turbay Ayala e filho do jornalista Diana Turbaysequestrado e assassinado em 1991 pelo cartel Medellin durante uma tentativa de resgate. Após a morte de sua mãe, ele foi criado por seu pai, Miguel Uribe Londoño, e sua avó, Nydia Quintero.
Formado em direito, ele fez um mestrado em políticas públicas pela Universidade de Los Andes e em administração pública na Harvard School of Government, nos Estados Unidos.
Trajetória política
Uribe iniciou sua carreira política aos 26 anos de idade como vereador de Bogotá para o Partido Liberal Colombiano, chegando à presidência do Conselho Municipal. Em 2016, ele foi secretário do governo da capital, nomeado pelo então prefeito Enrique Peñalosa.
Em 2018, ele foi reconhecido pela organização internacional One Young World como um dos 10 jovens políticos mais influentes do mundo.
Ele interpretou a cidade de Bogotá em 2019, mas não foi eleito. Em 2022, ele foi o candidato mais votado para o Senado, com 226.922 votos, liderando o prato do Centro Democrata.
Repercussão e mensagem da esposa
A morte de Miguel Uribe gerou demonstrações de tristeza entre líderes políticos colombianos. Os ex -presidentes Álvaro Uribe e Iván Duque falaram sobre redes sociais, lamentando a violência política no país.
No Instagram, Maria Claudia Tarazona publicou um texto emocional com uma foto do casal, descrevendo o marido como “o amor da minha vida” e agradecendo pelos anos vividos juntos.
“Espere por mim, que quando você cumprir minha promessa com nossos filhos, eu vou te pegar e teremos nossa segunda oportunidade. Descanse em paz, amor à minha vida, cuidarei de nossos filhos”, escreveu ele.
__
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novo streaming