Dada a possibilidade de novas restrições dos Estados Unidos nas exportações de semicondutores, as montadoras e os fabricantes de chips na China estão acelerando o desenvolvimento de suas próprias soluções para substituir tecnologias de empresas estrangeiras, como Nvidia. A iniciativa é garantir o avanço de sistemas de direção autônoma e outros recursos incorporados em veículos inteligentes, de acordo com a agência de notícias Nikkei.
Marcas emergentes como Xpeng e NIOque usaram chips da NVIDIA, adotaram semicondutores desenvolvidos internamente. XPeng equipou seu novo modelo com o chip TuringEnquanto Nio incorporou o Shenji NX9031. A Agência Nikkei descobriu que essas decisões fazem parte de um movimento maior, alinhado ao objetivo de Pequim de atingir 100% de auto -suficiência em chips automotivos.
Fabricantes locais gostam Robótica HorizonAssim, Hisilicon (Huawei)Assim, Gergelim pretoAssim, Semidrive e Tecnologia Siengine Eles estão ganhando espaço como fornecedores inteligentes de soluções de direção para um número crescente de montadoras domésticas. Estima -se que pelo menos dez empresas chinesas tenham colocado o mercado automotivo como uma prioridade em seus planos de desenvolvimento.
Empresas como Xlmecespecializado em microcontroladores e chips de gerenciamento de energia, e o United Nova Technologyque atuam com componentes de controle de energia, também estão entre os candidatos para preencher a lacuna deixada por fornecedores estrangeiros. Já o Tecnologia CansemiCom investimentos do GAC Motor, aposta na produção local de chips de nível automotivo.
O SmicO maior fabricante de chips sob contrato na China vem expandindo sua presença no setor. Hoje, chips para carros e aplicações industriais já representam 10% de sua receita – em comparação com menos de 3% até 2020. Hua Hong Semicondutor Também está expandindo sua capacidade de fabricação em Wuxi para atender a essa demanda crescente.
Paralelamente, as montadoras gostam BydAssim, GACAssim, FawaAssim, Ótima parede e Geely Eles investiram diretamente no desenvolvimento, fabricação e embalagem de chips. A BOFA Global Research estima que os chips locais representaram 9% da oferta até 2024 e poderiam atingir 20% até 2025. Com a adoção de chips internos pelas próprias montadoras, essa porcentagem pode atingir 50% em cinco anos.
Embora os chips chineses ainda tenham limitações na integração com sistemas de terceiros-algo que a NVIDIA domina as empresas que estão dispostas a priorizar o custo-benefício. Nos modelos de entrada, o desempenho ligeiramente menor tende a ser compensado pela redução de custos.
O Robótica HorizonPor exemplo, já fornece lascas de direção autônomas e software para mais de 40 marcas, incluindo BydAssim, Geely e Li Autocobrindo mais de 310 modelos. Seus semicondutores são projetados internamente e fabricados por TSMC. Os modelos mais simples usam chips de horizonte, enquanto os mais sofisticados mantêm o uso da NVIDIA.
De acordo com uma fonte do setor ouvido por Nikkei AsiaOs chips Horizon já realizam desempenho perto da NVIDIA, com menor custo e consumo de energia competitivo. A empresa liderou o mercado de soluções de veículos inteligentes de nível 0 a 2, com 33,97% de participação, à frente de Mobileye (20,35%) e Nvidia (14,71%).
O SemidriveDe Pequim, ele disse que produzirá lascas de massa de 4 nanômetros até 2026. SiengineA subsidiária da Geely já colocou em produção um chip de 7 nm capaz de executar até 512 trilhões de operações por segundo (topo), duas vezes a capacidade da NVIDIA’s Orin X.
A guerra tecnológica entre a China e os EUA afetou o fornecimento de chips avançados. Desde 2023, empresas como TSMC e Samsung foram proibidas de vender semicondutores de 7 nm ou mais avançados com inteligência artificial para a China, que levou os fabricantes chineses a procurar soluções internas, incluindo IPS e embalagem.
De acordo com a consultoria Automóvel Inteligente GaogongA rápida digitalização de veículos chineses abriu espaço para novas empresas como Gergelim preto e ECARXAlém da própria Horizon. Essas startups se beneficiaram do crescimento dos recursos digitais, especialmente no segmento popular.
Apesar do avanço, ainda existem desafios. A China já domina a produção de chips e sensores de energia, mas ainda enfrenta gargalos em tecnologias mais sofisticadas, como chips de cockpit inteligentes e direção autônoma. Projeções de SII Indique que a auto -suficiência em microcontroladores (MCUs) deve saltar de 19% em 2024 para 67% até 2030.
O país também deve atingir 74% de produção interna de chips de carboneto de silício para controle de energia usado em veículos elétricos. Esses avanços são impulsionados por empresas como a divisão de semicondutores do Bydque já produz chips de alto desempenho para uma rápida recarga de carros elétricos.
Para o estrategista Eugene Hsiao, de Macquarie CapitalA China já domina todo o chip de tecnologia maduro usado em carros e está aproveitando a eletrificação como uma alavanca para também entrar nos segmentos mais avançados.
A tendência é clara: quanto mais restrições dos EUA, mais rápido será o movimento chinês por independência tecnológica.
__
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings