As negociações entre os presidentes russos Vladimir Putin e os Estados Unidos, Donald Trump, continuam. Mas a próxima reunião entre os dois líderes para discutir o fim da guerra na Ucrânia já é vista como uma vitória para o Kremlin, a economia russa e os mercados financeiros globais.
A reunião está programada para sexta -feira (15) no Alasca.
“Já é uma grande vitória para Putin ser convidado, pela primeira vez desde 2007, encontrar o presidente dos EUA em solo americano. É uma conquista significativa, do seu ponto de vista, sem condições, sem a presença da Ucrânia e sem qualquer representação européia. Isso já é um triunfo,” Richard, portadores, chefe da empresa de Londres, disse que a faculdade é uma das facilidades, “Richard, chefe da empresa de Londres, disse que a faculdade é uma doação,” Richard, chefe da empresa de Londres, disse que a faculdade é um triunfo, “Richard, chefe da empresa de Londres. CNBC Nesta segunda -feira.
Há preocupações de que a Ucrânia possa ser forçada a desistir de territórios ocupados pela Rússia, e o clima está sombrio em Kiev, cujo presidente, Volodymyr Zelenskyy, e outras autoridades ainda não foram convidadas a participar das negociações. Kiev insiste que nenhum acordo sobre seu futuro será fechado sem sua participação. Os líderes europeus pressionam o envolvimento ucraniano, enquanto os EUA dizem que estão avaliando um convite para Zelenskyy, de acordo com o NBC News.
Os economistas apontam que as conversas que ocorrem enquanto a Rússia avança no sul e no leste da Ucrânia, sem a visão-já é favorável a Putin e à economia russa, centrada no esforço de guerra, mas pressionada por sanções internacionais e 9,4% da inflação em junho.
“Putin começa de uma posição relativamente forte no campo de batalha. Eles estão avançando … Por outro lado, economicamente, começa a partir de uma posição fraca. A Rússia enfrenta um déficit fiscal significativo, em parte devido à queda nas receitas de petróleo e gás. É uma economia frágil”, disse Portes no programa no programa Edição da Europado CNBC.
A partir desta posição, Moscou deve buscar alívio imediato de sanções e concessões territoriais como parte de um possível acordo. O consultor presidencial Yuri Ushakov disse no sábado que “os interesses econômicos de nossos países se cruzam no Alasca e no Ártico, e há perspectivas de implementar projetos de grande escala e mutuamente benéficos”, de acordo com o Kremlin.
Os tamanhos estimam que, se Trump tivesse “paciência e vontade de aplicar as sanções adequadamente”, poderia haver uma mudança significativa no equilíbrio das forças.
No entanto, até agora, Trump evitou expandir sanções contra Moscou, preferindo ameaçar os parceiros de negócios da Rússia, como a Índia, com “sanções secundárias” e tarifas adicionais.
Questionado se Trump poderia recorrer a medidas mais punitivas para pressionar Putin, Portes respondeu: “Alguém pode prever o que o presidente dos Estados Unidos fará da noite para o dia? É muito difícil”.
Para ele, o desejo de Trump por um Prêmio Nobel torna improvável o endurecimento imediato, embora essa posição possa mudar rapidamente.
Mercados e ações de defesa
O anúncio de negociações aumentou as bolsas nos EUA e na Europa na sexta -feira, mas derrubaram as ações do setor de defesa, com os investidores avaliando que um cessar -fogo poderia reduzir novos investimentos militares.
O ouro à vista, considerado proteção ativa em tempos de instabilidade, caiu cerca de 1%, para US $ 3.364, o Jaguar às 8h (horário de Londres) na segunda -feira.
Na Europa, as ações alemãs reinmetall caíram quase 4%, as de Hensoldt, 1,5%e Renk, 3,3%. Leonardo italiano recuou 1,9%e Thales francês, 1,7%. No Reino Unido, a BAE Systems e Babcock perderam 1,1% e 1,3%, respectivamente.
Para Christopher Granville, diretor da TS Lombard, essa fraqueza pode ser uma oportunidade. Ele estima que, mesmo com um acordo de paz, a Europa continuará aumentando os gastos em defesa contra fortalecida militarmente a Rússia. “De qualquer forma, é um vencedor”, disse ele CNBC.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.